Reinaldo Cafeo

PIB cresce 1% no primeiro trimestre

05/06/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Havia muita expectativa sobre o desempenho da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano. O IBGE divulgou o resultado e o Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 1% no comparativo com o último trimestre de 2021. No acumulado de quatro trimestres, a economia cresceu 4,7% (no comparativo com quatro trimestres anteriores).

PIB pelo lado da oferta

Uma forma de medir o desempenho do PIB, ou seja, a geração de riqueza de um período, comparada com o período anterior, é considerar os preços finais dos produtos e serviços, ou seja, analisar o PIB pelo lado da oferta. Os setores economia são: primário, secundário e terciário. lembrando que o setor terciário abriga comércio e serviços e representa 70% do PIB. O desempenho foi: setor primário (agropecuária) queda de 0,9%; setor secundário (indústria) alta de 0,1% e setor terciário (comércio e serviços) alta de 1%. Assim o setor terciário puxou o desempenho do PIB.

PIB pelo lado da demanda

Outra forma de analisar o desempenho do PIB (Y) é pelo lado da demanda. Neste caso são considerados o Consumo das Famílias (C), Investimentos (I) (Formação Bruta de Capital), Gastos do Governo (G), Exportações (X) e Importações (M). A equação macroeconômica do PIB pelo lado da demanda é: Y = C I G X - M. Lembrando que o Consumo das Famílias representa cerca de 70% do PIB. Os resultados foram: Consumo alta de 0,7%; Investimentos queda de 3,5%; Gastos do Governo alta de 0,1%; Exportações alta de 5% e Importações queda de 4,6%.

Variável Investimentos preocupa

A sustentação do crescimento econômico ao longo do tempo depende muito da variável Investimentos. Ao apresentar resultado negativo, o indicativo é que o apetite dos investidores no lado real da economia, ou seja, no mercado de bens e serviços, caiu em relação ao trimestre anterior. No Brasil esta variável representa menos de 20% (cerca de 18%) do PIB, enquanto a média mundial é de 27,3% no PIB no setor produtivo. Países que sustam o crescimento econômico investem acima de 25% do PIB. Este quadro precisa ser revertido.

Inflação do aluguel desacelerou

Como tenho colocado aqui, está em curso um processo de desinflação, isto é, os preços dos bens e serviços sobem, contudo, em ritmo menor. O IGP-M, por exemplo, conhecido como inflação do aluguel, subiu 0,52% em maio, 1,14 ponto percentual menor do que o mês anterior, acumulando em 12 meses 10,72%. Lembrando que este índice já acumulou mais de 30% em 12 meses. Caso você tenha aluguel com mês de reajuste em junho e o IGP-M é o índice de correção, seu aluguel, legalmente, poderá ter reajuste de 10,72%.

Não entregou a declaração do IR no prazo? Tem multa

Para quem se enquadrava na obrigatoriedade de entregar a declaração do Imposto de Renda não o fez até 31 de maio, pode regularizar a situação, porém, pagará multa de R$ 165,74. Este valor é para quem não teve a incidência do imposto devido, como quem deixou de declarar mesmo sem renda, e tinha patrimônio acima de R$ 300 mil, por exemplo. Já para os que tinham imposto devido a multa pode chegar em até 20% do saldo devedor do imposto. É gradativa, isto é, 1% ao mês, até atingir 20%.

Descomplicando: o quer dizer a expressão Céteris Páribus?

Esta expressão em latim significa "permanecendo constantes todas as demais variáveis". Esta condição é muito utilizada para avaliar a relação entre uma variável e outra sem que haja interferência de uma terceira variável. Exemplificando: podemos afirmar que se o preço da carne cair haverá aumento da demanda por este produto. Agora, se a variável preferência interferir neste modelo, não necessariamente isso vai ocorrer, afinal, para um vegetariano esta queda em nada mudará seu comportamento de consumo. Assim dizemos: o preço da carne caiu, a demanda crescerá, céteris páribus, ou seja, que nenhuma outra variável interfira nesta relação.

Mude já, mude para melhor!

Quando um mau caráter consegue realizar o que deseja, a sociedade como um todo perde, e perde muito. Cuidado com os falos profetas. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.