Saúde

'O sorriso é a fórmula da beleza'


| Tempo de leitura: 4 min

O pensador Saulo Pessato afirma que "Se os olhos são as janelas da alma, o sorriso certamente é a porta para o coração". A doutora Rosana Pereira, cirurgiã dentista graduada, bacharel em Estomatologia, professora e conferencista internacional, vai mais longe. Para ela, o sorriso, além de ser uma fórmula de beleza eficaz, resulta em surpreendente melhora da saúde, porque equilibra a secreção hormonal. E há idade certa para conquistar um belo sorriso? Para Rosana Pereira, não. Basta querer. Leia mais a seguir. 

Tenho lido algumas de suas publicações e a senhora sempre ressalta que o sorriso é uma fórmula de beleza. Por quê?

Rosana Pereira - O sorriso é a fórmula de beleza mais eficaz que existe! Qualquer pessoa fica com a fisionomia mais bonita, mais luminosa e cheia de vivacidade quando sorri. Além disso, o hábito de se manter risonho(a) resulta em surpreendente melhora da saúde, porque equilibra a secreção hormonal. Sentimentos bons, como contentamento e gratidão, fazem surgir "expressão de alegria" no corpo todo, como dizia o professor Seicho Taniguchi, que foi supremo presidente da Seicho-No-Ie, já falecido. Acredito nisso porque vivo diariamente essa verdade em minha experiência de vida e na minha profissão como dentista.

Por que a senhora escolheu ser dentista?

Dra. Rosana - Ser dentista sempre foi minha primeira escolha, desde criança! Gosto do cheiro dos materiais e tenho grande facilidade manual em trabalhar nessa parte do corpo tão preciosa para todos nós. Sem contar que está diretamente ligada à satisfação completa e total dos meus pacientes. A alegria deles no resultado do tratamento realizado me proporciona a mesma alegria. Acredito que meu caminho sempre foi e continuará sendo esse, a profissão de dentista com ênfase em reabilitação estética.

E um belo sorriso até deixa as pessoas com aparência mais jovem.

Dra. Rosana - A maturidade e a idade cronológica chegam para todos, claro. Os minutos, as horas, os dias, os anos vão passando e não percebemos, porque ficamos imersos nos problemas que nós mesmos criamos em nosso viver. E quando percebemos, já se foi a juventude dos 20 e poucos anos. Mas o sorriso de uma pessoa jovem pode ser reproduzido em cada mínimo detalhe. Com muito conhecimento, utilizando os melhores materiais do mundo e planejamento adequado, é dado ao paciente a forma, tamanho (medidas exatas) e cor natural dos seus dentes. Os lábios e terço inferior da face podem também receber tratamento rejuvenescedor com técnicas apropriadas de aplicação de ácido hialurônico e colocação de fios de sustentação. Assim, pode-se ter, em qualquer idade, o sorriso jovem tão desejado.

Tem idade certa para fazer o procedimento?

Dra. Rosana - Todos nós gostamos de nos sentir bem, saudáveis e felizes. Independente da idade, existe dentro de todos nós uma beleza natural, única e especial. Mas podemos fazer mudanças naquilo que não nos faz bem. Ao manter o cuidado do corpo e sentir essa beleza, a autoestima aumenta. Sentir-se bonito(a), não para os outros, mas para si mesmo(a), é o mais importante. Nos relacionamentos, no êxito profissional e principalmente no amor a si próprio. Posso ver tudo isso na odontologia do futuro.

Para onde caminha a odontologia do futuro?

Dra. Rosana - A odontologia caminha de mãos dadas com a medicina. Tanto uma quanto a outra atua em nível de cura, atualmente. Mas as inúmeras possibilidades de evolução do conhecimento humano nos conduz a um caminho de prevenção, e não de simplesmente correr atrás de curar as doenças, mas prevenir antes que ocorra. O diagnóstico preventivo está no saber através de teste salivar (PH) e testes bacteriológicos (contagem de estreptococus e lactobacilos na boca), e tratar dando indicações ao paciente para evitar as doenças que afetam a cavidade bucal (cáries dental, doença periodontal entre outras). A prevenção usada hoje não é suficiente. Sabemos que a sacarose (açúcar) é o que alimenta e causa especificidade das bactérias que causam doenças na boca. Sabemos também que ninguém vai deixar de comer doces, então o caminho será pesquisar sobre açúcares de baixo índice de acidez (açúcar de coco e estévia), com baixo potencial cariogênico. Sem o alimento para a bactéria não há bactéria, e sem bactéria não há doença. Informação, conscientização e prevenção de doenças serão a odontologia do futuro.

Quando falamos em rejuvenescimento e odontologia do futuro, saímos da odontologia que trata as necessidades das pessoas que sentem dor ou sensibilidade, que quebraram algum dente ou não têm dente na boca?

Dra. Rosana - Claro que não! A especialidade de Reabilitação Estética vai ao encontro de todas essas necessidades. O planejamento do tratamento é feito na primeira consulta, sempre respeitando as necessidades em ordem de prioridade. Se o paciente sente dor, por exemplo, essa será a prioridade. A reabilitação inclui todos os procedimentos de todas as especialidades da odontologia, como tratamento de canal, restauração, coroa, prótese, extração, gengivoplastia, incluindo o diagnóstico preventivo, entre outros. Trabalho com outros especialistas que vêm ao meu consultório para fazer implantes e endodontia. Em algumas especialidades, como Ortodontia e Odontopediatria, trabalho com interconsultas. O paciente sai do tratamento com todas suas necessidades atendidas, com o objetivo de prevenção e saúde bucal. E um sorriso jovem, se ele desejar!

Serviço

Dra. Rosana Pereira atende na rua Júlio de Mesquita Filho 7-30, Vila Universitária. Contato via WhatsApp pelo (14) 99117-8667. Facebook: odontobaururosana e Instagram: Rosana.dentista. Rosana Pereira é cirurgiã dentista graduada, bacharel em Estomatologia, professora, conferencista internacional e tem mestrado e doutorado pela Faculdade de Odontologia de Bauru/Universidade de São Paulo (FOB/USP). 

Comentários

Comentários