
A inflação alta, que vem corroendo a renda das famílias, tem levado o consumidor a mudar hábitos e recorrer a formas alternativas de economizar na hora das compras. Uma tática que tem se popularizado em vários estabelecimentos de Bauru é a venda, com descontos que podem chegar a até 70%, de produtos com validade prestes a expirar.
Popularmente conhecidos como "vencidinhos", estes itens podem ser encontrados em diversos supermercados do município e até em farmácias. Em uma das lojas visitadas pelo Jornal da Cidade, uma cerveja, antes comercializada por R$ 8,95, estava sendo vendida a R$ 3,99, valor 55,5% menor. Também havia barra de chocolate de 1 quilo, que custava R$ 22,39, ofertada por R$ 12,90, além de pacote de salgadinhos de R$ 10,99 por R$ 7,99.
Para a funcionária pública Fabíola Vieira Lima Teixeira, 32 anos, aproveitar as promoções de itens com curto período de validade tem sido uma forma de manter seu padrão de consumo.
Segundo ela, a estratégia acaba não implicando em economia, já que as ofertas, normalmente, não contemplam aqueles produtos essenciais da cesta básica.
"Já comprei, por exemplo, iogurte, creme de avelã, farinha láctea. São mercadorias que eu já conheço e, com o desconto, tenho a oportunidade de adquirir em maior quantidade, especialmente quando a validade é um pouco maior, de 10 ou 15 dias", descreve.
Segundo o Núcleo Regional do Procon-SP, a procura por produtos com prazo de validade próximo tem crescido em razão da escalada de preços, que restringiu a capacidade de consumo de muitas famílias. Para se ter ideia, neste ano, a cesta básica, que contém alimentos e produtos de limpeza, está 78% mais cara na comparação com 2019, conforme demonstrou levantamento da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).
MUDANÇA DE HÁBITOS
De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB Pesquisa, atualmente, um a cada quatro habitantes do País não consegue pagar todas as contas no fim do mês. Por causa do cenário difícil, ainda segundo a entidade, mais de 90% dos brasileiros mudaram hábitos de consumo, o que fez com que os chamados "vencidinhos" ganhassem espaço nos estabelecimentos.
A reportagem conversou com, pelo menos, cinco pessoas que passaram a adquirir produtos costumeiramente mais caros mas que, devido à validade próxima, são vendidos com bons descontos. Elas, contudo, preferiram não se identificar. Exemplos citados são itens de higiene pessoal, como xampus e condicionadores; cosméticos, como cremes hidratantes; além de alimentos, como iogurtes, sucos, pães e bolachas.
O gerente de uma farmácia localizada na Duque de Caxias, que também pediu para se manter no anonimato, reforçou que a procura por produtos com validade próxima tem sido bem alta. "Itens de perfumaria com vencimento em, no máximo, 60 dias têm desconto de até 60%. Também vendemos medicamentos não tarjados, que não necessitam de receituário, com 30% de desconto", revela.
Já Suellen Araújo, funcionária de uma loja de iogurtes no Jardim Carolina, relata que alguns produtos que custam R$ 6,99 chegam a ser vendidos a R$ 1,75 nos últimos dez dias do vencimento.
Em uma filial de Bauru de uma rede varejista brasileira, os descontos variam de 10% a 50%, segundo informa o gerente Rodrigo Canavezi. "Com isso, a loja tem um percentual muito baixo de perda no fim do mês com produtos vencidos", afirma.