Coluna Animal

Projeto Abrace o Parque em Bauru no Vitória Régia

17/09/2022 | Tempo de leitura: 2 min

A Coluna Animal dessa semana vai abordar um projeto maravilhoso, que há algum tempo já acontece no Parque Vitória Régia, um dos cartões postais de Bauru. Esse projeto chama-se Abrace o Parque, cujo foco é a educação e a proteção ambiental e animal. Em cenas de filmes, nos países considerados de Primeiro Mundo, vemos muitas cenas de pessoas que passeiam em parques e jardins públicos que são verdadeiras obras de arte e de civilidade, porque os estrangeiros tratam o bem público, de uso comum, como se fosse seu próprio bem. No Brasil, infelizmente, não temos esse pensamento, ou seja, o bem público é considerado bem de ninguém ou seja, o brasileiro não respeita o bem público como um bem a ser cuidado e preservado.

Observando essas diferenças de comportamento, Adilson Motta, em 11 de Julho de 2020 fundou o Projeto “Abrace o Parque”, com o escopo de tornar o Parque Vitória Régia um ambiente agradável de se frequentar. Para isso foram pensados em alguns planos de trabalho tais como: limpeza do parque e do lago, instalação de lixeiras e criação de patos e marrecos. Essa semana, infelizmente, aconteceu um fato trágico: a pata Áurea foi pega por um cachorro, cujo tutor, o deixou solto no parque, e foi à óbito. E pra completar, os 12 patinhos, que tinham apenas uma semana de vida, foram furtados. Após inúmeros pedidos para que fossem devolvidos ao local, através de rádios e redes sociais, voltarem apenas 8 patinhos e apenas 2 dias depois, desaparecerem novamente. Além de furto dos animais, o parque sofre com vandalismo e pichações.

As regras da guarda responsável de animais, em especial de cães, prevê que os mesmos frequentem locais, somente usando coleiras e guias, e que sejam levados única e exclusivamente por pessoas adultas, para que caso o cão puxe ou escape, o condutor possa rapidamente contornar a situação. Além disso, é necessário que o tutor leve sacolas plásticas para recolher as fezes de seu animal e que descarte a mesma nas lixeiras espalhadas pelo Parque.

O Projeto Abrace o Parque conta com uma equipe de dez voluntários, que além de desenvolver esse trabalho acima citado, todos os sábados, das 8 às 10 da manhã, na nascente que está sendo recuperada, trabalha com a educação infantil, afinal educação é a base de tudo. Como diria o mestre Paulo Freire, a “educação não muda o mundo, educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."

Quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre o Projeto Abrace o Parque, e/ou se tornar voluntário ou algum empresário quiser contribuir com alguma necessidade do Projeto Abrace o Parque, pode entrar em contato pelo número (14) 997696816 (WhatsApp) de Adilson Motta, fundador do Projeto, ou, ir pessoalmente à nascente localizada no parque, aos sábados das 8 às 10 da manhã. O Parque Vitória Régia é nosso. Vamos ABRAÇAR O PARQUE!

Mariana Fraga Zwicker

Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.