
Jaú - O cineasta Tiago Tambelli está em Jaú (47 quilômetros de Bauru) nesta sexta (23) para apresentar o aguardado filme Niède, documentário que dirigiu sobre a pesquisadora e arqueóloga jauense Niède Guidon. A exibição será às 19h30, no auditório da OAB-Jaú, na avenida Rodolfo Magnani, 295, Chácara Peccioli, com entrada gratuita. Na sequência, haverá debate com o diretor. A organização é da 11 Editora, com apoio da Arqueologika e da Comissão de Cultura e Eventos da OAB-Jaú.
O documentário, com 132 minutos, retrata a história da arqueóloga e seu trabalho à frente do Parque Nacional da Serra da Capivara, relembrando a jornada que levou à revelação de pinturas rupestres no Piauí e estabeleceu uma nova teoria sobre a chegada do homem ao continente americano.
Filha de pai francês e mãe brasileira, Niède nasceu em Jaú, em 12 de março de 1933. Formou-se em História Natural e especializou-se em Arqueologia na Sorbonne. Segundo seus dados biográficos, fez doutorado ainda na França e retornou ao Brasil para trabalhar com arqueologia na USP.
Entretanto, a ditadura militar a fez voltar para Paris, onde seguiu importante carreira acadêmica. Em 1970, durante uma estada no Brasil, esteve no Piauí para conhecer os sítios arqueológicos que lhe haviam sido apresentados por fotografias. Foi quando decidiu se dedicar à pesquisa naquela região.
Filme
Dirigido por Tiago Tambelli, o documentário tem produção executiva de Bárbara Nepomuceno, Mauricio Monteiro Filho e Talyta Magno. Tambelli também assina o roteiro, com Inês Figueiró e Igor Medeiros. A produção é da Lente Viva Filmes e B&T Audiovisual
Segundo portfólio da produtora, o filme retrata não só uma vida de descobertas, paixão e luta pela preservação das memórias mais distantes da pré-história brasileira, mas também revela o homem contemporâneo local - agricultor, mateiro, ceramista, guarda-parque, caçador, fazendeiro, minerador, sertanejo.
A exibição em Jaú será a primeira em uma cidade do interior brasileiro. O documentário já foi levado a Florianópolis, São Paulo, Brasília, Teresina e Salvador. No ano passado, teve sua estreia internacional no 9 Beijing International Scientific Film Festival em Pequim, na China. Niède - o filme pode ser assistido também em plataformas digitais.