Após cinco dias de combate intenso, os incêndios que atingiram áreas de Alto Alegre foram finalmente na noite dessa segunda-feira, 15. O fogo começou em dois pontos distintos, um na quinta-feira, 11, e outro no sábado, 13, e só foi contido com apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e caminhões-pipa de prefeituras e produtores rurais.
Na Mata do Canha, reserva de mata atlântica, as chamas devastaram cerca de 40% da vegetação, equivalente a 340 campos de futebol. Durante o fim de semana, houve preocupação com aproximadamente 40 famílias do bairro Serrinha, mas a mudança na direção do vento afastou o risco às residências.
Outro foco consumiu áreas de canaviais e pastagens, que juntas correspondiam a cerca de 120 campos de futebol. A propagação foi facilitada pelo tempo seco, o calor e a dificuldade de acesso às áreas atingidas.
No auge do combate, até o helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado para auxiliar no resfriamento da região, lançando água retirada de rios e açudes próximos.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.