
Uma importante mudança no alto escalão da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi oficializada nesta quinta-feira (17) com a publicação no Diário Oficial: o coronel Marcos Rogério Lemes assume o comando do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), com sede em Araçatuba, substituindo a coronel Adriana Roledo Belluzo, que será transferida para o CPI-8, em Presidente Prudente.
A troca entre os dois comandantes foi definida por “conveniência do serviço”, conforme consta no ato oficial. A movimentação integra uma reestruturação mais ampla, que também atinge o comando geral da corporação no Estado.
Retorno às origens
Natural de Araçatuba, o coronel Lemes retorna à cidade em um momento estratégico para a segurança pública regional. Ingressou na PM em 1993, no curso de formação de oficiais, e foi promovido a coronel em abril de 2024. Inicialmente, assumiu a coordenadoria de Assuntos Jurídicos da corporação e, pouco tempo depois, foi transferido para o Oeste Paulista, onde passou a comandar o CPI-8, responsável por 67 municípios das regiões do Vale do Paranapanema e Presidente Prudente.
Agora, ele assume o CPI-10, que abrange 43 municípios da região de Araçatuba.
Despedida histórica
A coronel Adriana Roledo Belluzo entrou para a história da PM em 2023 ao se tornar a primeira mulher a comandar o CPI-10. Com uma trajetória sólida desde 1993, quando ingressou na Academia do Barro Branco, Adriana deixa um legado marcado por gestão técnica e presença firme tanto nas ações operacionais quanto administrativas.
Ela levará agora sua experiência ao CPI-8, em Presidente Prudente.
Mudança no comando geral da PM
A movimentação também alcança o topo da estrutura da Polícia Militar paulista. O coronel José Augusto Coutinho foi nomeado o novo comandante-geral da corporação. Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e bacharel em Educação Física, Coutinho atuava como subcomandante da PM desde fevereiro de 2024.
Com sua ascensão ao comando-geral, o novo subcomandante será o coronel Erick Gomes Bento, atual chefe do Gabinete do Comando Geral.
O coronel Cássio Araújo de Freitas, que ocupava o cargo de comandante-geral desde janeiro de 2023, vai para a reserva, encerrando uma trajetória marcada por reestruturações estratégicas e avanços na integração entre as forças de segurança.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.