ANÁLISE

Começa expedição e diagnóstico ambiental do Rio Piracicaba

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Objetivo do trabalho é fazer o levantamento da qualidade da água da bacia do Rio Piracicaba
Objetivo do trabalho é fazer o levantamento da qualidade da água da bacia do Rio Piracicaba

O projeto “Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Piracicaba”, liderado pela Associação Remo Piracicaba com execução de empresas do setor privado, como a BluestOne, Mérieux Nutrisciences e vários pesquisadores, especializados em recursos hídricos, buscam juntos avaliar a qualidade da água e identificar os impactos dos afluentes no rio, em mais de 30 pontos estratégicos que serão monitorados nas análises.

A expedição começou nesta segunda-feira (02). Esta primeira etapa, que vai até quarta-feira (04), começou em Americana, onde nasce o Rio Piracicaba, na junção dos rios Jaguari e Atibaia. “Equipe já está toda pronta, então a gente vai descer 125 quilômetros. Tem muita gente envolvida, todos juntos com um objetivo: fazer o levantamento da qualidade da água da bacia do Rio Piracicaba”, disse o veterinário Alexandre Rezende, que integra a expedição, em uma postagem no Instagram, na manhã desta segunda-feira (02). Estão previstas mais três expedições durante o ano de 2025, com análises dos mesmos 30 pontos, gerando dados científicos fundamentais e que serão de grande importância para a proteção do Rio Piracicaba.

O trabalho será realizado em conformidade com a resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), em uma parceria científica com o Laboratório Mérieux Nutrisciences Brasil, além de contar com o apoio da Agência PCJ.
“Como laboratório ambiental que tem no DNA ajudar outras empresas a se adequarem e manter práticas de sustentabilidade e ESG, fazer parte deste projeto faz parte da nossa missão no cuidado da saúde pública e meio ambiente” disse o diretor de Análises Ambientais da empresa, André Rebouças.

O diretor de Sustentabilidade & ESG da BluestOne, Alexandre Resende, disse que a expedição será um marco para a conservação da bacia hidrográfica. “Iremos gerar um conhecimento científico imensurável. A BluestOne acredita no potencial do projeto e, por isso, apoia financeiramente a iniciativa, além de atuar na execução das ações, reiterando seu compromisso com a conservação de toda a biodiversidade”, reforça Alexandre.

“Vamos monitorar uma extensa área do Rio Piracicaba, com a importante missão de realizar análises detalhadas das coletas. Nosso objetivo é entregar um relatório analítico completo que subsidiará o Instituto Remo e os cientistas envolvidos na interpretação dos dados. Nos orgulhamos de fazer parte desta expedição, sobretudo com a importância deste projeto à cidade que muitos de nossos colaboradores vivem e é sede da empresa no Brasil” contextualiza Valéria Diniz Castilho, gerente de operações e ESG da Mérieux NutriSciences Brasil, que fará a análise ambiental.

A empresa realiza análises nas matrizes ambientais de água tratada, águas superficiais, incluindo rios, efluentes, efluentes atmosféricos e solo.  Outra inovação do projeto será a utilização da técnica de DNA ambiental, que permite identificar fragmentos genéticos de espécies presentes na água. Esse método será usado para mapear as espécies de peixes que ainda habitam o rio, subsidiando futuras ações de repovoamento e conservação da biodiversidade.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários