PROFISSÃO: GARI

Conheça 6 garis que ganharam a simpatia do público; VÍDEO

Com cantoria, danças ou simplesmente simpatia, a categoria tem ganhado visibilidade nas ruas por onde passa e nas redes sociais, atraindo curtidas e palavras de incentivo.

Por Ana Lígia Dal Bello e Melissa Toledo | 06/06/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Reprodução/@garigatobh/Instagram

'Gari Gato', de Belo Horizonte', é o apelido de Tales Marcelo Alves, de 34 anos, que reúne 1 milhão de seguidores no Instagram.
'Gari Gato', de Belo Horizonte', é o apelido de Tales Marcelo Alves, de 34 anos, que reúne 1 milhão de seguidores no Instagram.

O trabalho é pesado e arriscado, e a rotina é cansativa. Apesar disso, não é incomum ver nos garis brasileiros o bom humor, a simpatia e às vezes até um talento escondido por trás do uniforme, como cantar ou dançar. Com isso, a categoria tem ganhado visibilidade nas ruas por onde passa e nas redes sociais, atraindo cliques, curtidas e palavras de incentivo.

Leia tambémGari deita em calçada para descansar e é atropelado por carro em MG; VÍDEO

6 garis que conquistam pela simpatia e perseverança:

Conheça agora seis coletores que enfrentam as dificuldades diária cantando, dançando e sorrindo e que conquistaram as pessoas na vida real e na internet.

- Valdo Luiz Marques da Conceição, o Valdo, de 53 anos, encantou o Rio de Janeiro com seu samba. Num dia quente, enquanto varria a rua São José, ouviu o saxofonista Emerson tocando “Flor de Lis”, de Djavan.

A vassoura se transformou numa parceira de dança, e o momento foi registrado em vídeo, viralizando nas redes sociais. Valdo escolheu ser gari e, após prestar concurso público, realiza seu trabalho com alegria e orgulho.

- Pâmela Gomes dos Santos e Jéssica Castro Silva: As duas garis de Salvador chamaram a atenção como digital influencers ao imitarem um desfile de moda com bolsas caras. 

A Balenciaga chegou a criar uma bolsa inspirada em sacos de lixo, a "Trash Pouch", vendida pelo "precinho" de R$ 9 mil. Além disso, a prefeitura de Salvador convidou as duas para gravar um vídeo instituicional, que teve mais de 700 mil visualizações.

- O Luis Fernando Sanches, conhecido como Gari de Araraquara, trabalha na profissão há 13 anos e sua popularidade é notável tanto na internet quanto nas ruas da cidade paulista.

Sorridente e fã de crianças, ele já se vestiu de coelhinho da Páscoa para trabalhar. Ele mantém uma conta no Instagram com quase 800 mil seguidores, em que publica suas interações com os moradores. Ele e os colegas até adaptaram um rádio ao caminhão da coleta, para tocar a "trilha sonora" de suas danças.

- Renato Luiz Feliciano Lourenço, o Gari Sorriso, tornou-se conhecido antes do surgimento das redes sociais. O gari e passista carioca trabalha na limpeza urbana do Rio de Janeiro desde 1995.

O apelido chegou em 1997, quando, varrendo a Passarela do Samba durante o desfile das escolas, começou a sambar com sua vassoura. Foi repreendido pelo chefe, mas, como recebeu aplausos do público, tornou-se uma atração a mais no carnaval carioca.

Na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, Sorriso abriu o bloco dedicado à música brasileira.

- "Gari Gato", de Belo Horizonte", é o apelido de Tales Marcelo Alves, de 34 anos, que reúne 1 milhão de seguidores no Instagram.

Segundo o portal G1, em 2021, recebeu proposta de emprego para trabalhar nos Estados Unidos e começou a estudar inglês, mas atualmente mora no Brasil, trabalha como gari e empreende numa numa linha de óculos de sol com seu apelido.

Musculoso e simpático, Tales mostra que faz jus ao apelido, e é com o corpo atlético que percorre corre quase 30 km por dia para recolher o lixo das ruas na capital mineira.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.