TEMPLO DO SABER

Biblioteca Municipal de Araçatuba reabre com novidades; ASSISTA

Biblioteca Municipal Rubens do Amaral volta a atender o público com mais espaço, conforto e acessibilidade.

Por Priscilla Andrade | 02/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Biblioteca Rubens do Amaral reabriu as portas e oferece espaço inclusivo e acolhedor para seus usuários
Biblioteca Rubens do Amaral reabriu as portas e oferece espaço inclusivo e acolhedor para seus usuários

A reportagem da Folha da Região esteve na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, que fica localizada na rua Armando de Sales Oliveira, no bairro Bandeirantes, em Araçatuba. Ao visitar o espaço recém-inaugurado, ficou evidente o quanto a biblioteca é importante para a cultura da cidade, desde sua fundação em 12 de maio de 1940. E que resiste ao ponto de se transformar para oferecer de modo igualitário acesso a todos os frequentadores.

A reinauguração aconteceu na terça-feira, 23, na própria biblioteca. O local integra o Complexo Cultural Bandeiras e estava fechado desde março do ano passado, para as obras. O poder público destinou um investimento de R$ 1.246.685,87, de recursos da Secretaria Municipal de Cultura. Havia urgência em entregar um espaço repaginado.

O novo capítulo da "casa" de leitura, da literatura e do conhecimento foi notado já do lado de fora do prédio, com seus 1.348 m²: uma grande rampa de acesso permite que pessoas que utilizem cadeiras de rodas ou que possuam alguma mobilidade reduzida possa receber acesso igualitário às dependências do espaço.

A implantação de acessibilidade, que englobou a Biblioteca e o Saguão das Artes, foi um dos objetivos alcançados pela pasta, como explica a secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques.

"Durante muitos anos, a Biblioteca ficou sem reforma. Um dos motivos era que o local onde ela foi construída era área verde, portanto, não era possível o município investir recursos. A situação foi regularizada e aí possibilitou o planejamento e os primeiros passos rumo a esta transformação", diz Tieza.

"Um dos primeiros pontos observados era o piso da biblioteca - estava insustentável, também tinha problemas estruturais. Ao que se refere aos banheiros, muito velhos. E um dos pontos mais importantes: a demanda da acessibilidade estava batendo à nossa porta. Fomos buscando os recursos para viabilizar a reforma e deu certo. A Biblioteca é um equipamento importantíssimo à comunidade e é preciso estar em ótimo estado para que sirva bem aos usuários”, reforça.

Com as melhorias estruturais, a Biblioteca Rubens do Amaral volta a receber os alunos de escolas da rede municipal de ensino e toda a população em seu amplo espaço e a promover mais atividades inclusivas. Com mais de 27 mil usuários cadastrados, a expectativa é que a procura aumente.

Atendimento
As portas estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O local também disponibiliza atendimento por telefone - (18) 3622-5559. E mais: caso o leitor não encontre o título do livro físico que procura, a Biblioteca ainda oferece a versão online. É só entrar em contato com a equipe que informará como acessar. 

Uma das mudanças estruturais é a rampa de acesso que permite que pessoas com algum grau de mobildiade reduzida possa ter autonomia para frequentar a Biblioteca
Uma das mudanças estruturais é a rampa de acesso que permite que pessoas com algum grau de mobildiade reduzida possa ter autonomia para frequentar a Biblioteca

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.