SAÚDE

Prefeito de Birigui anuncia fim da intervenção na Santa Casa

A intervenção na Santa Casa de Birigui teve início em 25 de fevereiro de 2022, durante a administração do prefeito cassado Leandro Maffeis

24/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Reprodução

O prefeito de Birigui, André Fermino (PP), declarou que o hospital será devolvido à irmandade que era sua mantenedora
O prefeito de Birigui, André Fermino (PP), declarou que o hospital será devolvido à irmandade que era sua mantenedora

Nesta quarta-feira, 24, o prefeito de Birigui, André Fermino (PP), anunciou o encerramento da intervenção na Santa Casa do município. Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Fermino declarou que o hospital será devolvido à irmandade que era sua mantenedora e que os repasses financeiros previstos em lei serão regularizados. "Agora sem conchavos e cabide de emprego", ressaltou o prefeito.

A intervenção na Santa Casa de Birigui teve início em 25 de fevereiro de 2022, durante a administração do ex-prefeito Leandro Maffeis. Na ocasião, o objetivo declarado era "restabelecer e assegurar um atendimento médico-hospitalar digno à população usuária do SUS (Sistema Único de Saúde)".

As justificativas para a intervenção incluíam relatos de falta de assistência adequada e tratamento humanitário aos usuários, com reclamações registradas na Ouvidoria Geral do Ministério da Saúde sobre a carência de profissionais e médicos, escassez de medicamentos e materiais, além de demoras no atendimento.

Além disso, a Prefeitura alegou que a entidade mantenedora da Santa Casa recusava-se recorrentemente a receber pacientes encaminhados pelo pronto-socorro através da Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde). Um caso emblemático foi a investigação policial sobre a morte de uma mulher em 20 de janeiro, cuja transferência não teria sido autorizada pela Irmandade da Santa Casa, mesmo com "vaga zero", o que significa a obrigação de atendimento.

Durante o período de intervenção, os membros da diretoria da OSS (Organização Social de Saúde) Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui foram afastados de suas funções e a gestão do hospital passou para as mãos do Executivo municipal.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.