SAÚDE PÚBLICA

Provedor da Santa Casa de Araçatuba pede apoio para ressarcimento pelo SUS


| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
O vice-presidente Geraldo Alckmin (dir.) ouve as demandas da Santa Casa de Araçatuba
O vice-presidente Geraldo Alckmin (dir.) ouve as demandas da Santa Casa de Araçatuba

Em um encontro reservado com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima, apresentou um pedido de apoio para a instituição: o ressarcimento, pelo Ministério da Saúde, de atendimentos prestados a pacientes do SUS que excederam o teto contratado e não foram pagos. Alckmin esteve em Andradina no início desta semana.

Com uma demanda crescente nos serviços de média e alta complexidade, a Santa Casa de Araçatuba enfrenta há cinco anos uma explosão nas demandas de atendimento, que ultrapassam mensalmente o teto contratado. Esses atendimentos extrateto acumularam valores que superam os R$ 60 milhões nos últimos cinco anos, resultando em um déficit mensal de R$ 3 milhões para o hospital.

Fundamentada em jurisprudência recente, a direção da Santa Casa já deu entrada no ano passado com um pedido de ressarcimento desses valores junto ao Ministério da Saúde. O processo, que conta com parecer favorável de órgãos estaduais de saúde, está em tramitação no âmbito federal.

Ao receber os documentos relativos ao processo, o vice-presidente reconheceu a importância do pleito e comprometeu-se a apoiar a causa, buscando agilidade na tramitação do pedido junto ao Ministério da Saúde. Este apoio pode representar um passo significativo na busca pela estabilidade financeira da instituição de saúde e garantir a continuidade do atendimento de qualidade à população, segundo a Santa Casa de Araçatuba.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários