Nossa Região

Primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos, Dom Eusébio Oscar Scheid morre com Covid-19

Por |
| Tempo de leitura: 1 min
Dom Eusébio faleceu aos 88 anos em São José dos Campos
Dom Eusébio faleceu aos 88 anos em São José dos Campos

Primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos, Dom Eusébio Oscar Scheid faleceu nesta quarta-feira (13) aos 88 anos, vítima de Covid-19. Ele estava internado há cerca de uma semana com quadro de pneumonia e faleceu no Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí.

De acordo com a Diocese, em função da pandemia, não será realizado velório e missa aberta ao público.

Dom Eusébio foi eleito bispo em São José em 11 de fevereiro de 1981 e, 10 anos depois, foi transferido para a Arquidiocese de Florianópolis. Em 2001, foi para a Arquidiocese do Rio de Janeiro e dois anos depois tornou-se Cardeal. Já em 2009, virou Arcebispo Emérito e, desde então, morava em São José.

Pelo Vaticano, foi Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina, em novembro de 2002; membro do Pontifício Conselho de Comunicação Social, em novembro de 2003 e Legado Papal, de S. Santidade Bento XVI, ao XV Congresso Eucarístico Nacional, em Florianópolis (SC), de 18 a 21 de maio de 2006.

Ele ainda teve quatro livros publicados: Tese de láurea sobre a Cristologia de Ubertino da Casale em seu contexto histórico; Preparação para o Casamento e para a Vida Familiar; Introdução à Pastoral Familiar; e Ministério do Acolhimento.

"Agradecemos por tudo o que fez pela nossa Diocese e demais Igrejas Particulares onde pastoreou. Seu ministério foi marcado pela preocupação na formação do clero, no incentivo à evangelização e na organização da pastoral", diz nota da Diocese.

Comentários

Comentários