SOFRIMENTO

Mulher grita de dor dentro de UPA em Franca; ela aguarda por uma cirurgia há 4 anos

Marido conta que, não raramente, precisa levar sua mulher mais de uma vez por dia à unidade de saúde para ser medicada contra dor.

Por N. Fradique | 26/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

WhatsApp/GCN

Joana Darc Masculo, 48 anos, sofre com pedras no rim
Joana Darc Masculo, 48 anos, sofre com pedras no rim

Uma mulher chegou à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Aeroporto, zona Sul de Franca, gritando e sentindo muita dor. Ela é mais uma que sofre na fila de cirurgias eletivas na cidade.

Joana Darc Masculo, 48 anos, que espera há quatro anos por cirurgia, foi levada à unidade de saúde nesta quinta-feira, 25, pelo seu marido Hélio Rodrigues da Silva Filho, com dores e passando mal em decorrência de pedras nos rins.

O casal mora no próprio Jardim Aeroporto e o marido conta que, não raramente, precisa levar Joana mais de uma vez por dia à UPA, para tomar injeção e outros medicamentos contra dores.

“Não estamos aguentando mais. A Secretaria (de Saúde) diz que está atendendo o pessoal de caráter de urgência de 2020, e que é uma pessoa por mês. Vamos quatro, cinco vezes por semana à UPA. Ela (Joana) toma soro, o médico passa uma lista de medicamentos, mas não resolve”, relata Hélio.

O marido chegou a gravar um vídeo registrando os momentos de dor e sofrimento da mulher dentro da UPA, antes do atendimento nesta quinta-feira e postou nas redes sociais. “Está muito difícil, estamos tentando a cirurgia, indo à Secretaria de Saúde, NGA, e nada”.

Como sempre ocorre, Joana Darc foi medicada na UPA, tomou soro e foi liberada para ir para casa. “Depois de uns 7 litros de soro, ela foi liberada para ir para casa, mas sem nenhuma resposta sobre a cirurgia”, disse o marido.

Segundo o último levantamento, Franca tem cerca de 14 mil pessoas na fila de cirurgia eletiva. Há cadastro na Secretaria de Saúde de pessoas aguardando por um procedimento desde 2006.

A Prefeitura de Franca e a Secretaria Estadual de Saúde foram procuradas, e assim que responderem este texto será atualizado.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Kamila Gomes Dias
    26/05/2023
    Esses gritos atrapalha os shows na Expoagro?, não?, então ela que espere mais quatro anos, o que não pode é atrapalhar o circo, né imperator Augustus Alexandrus I e unicus?.