26 de junho de 2026
CULTURA

Concerto do Projeto Guri celebra música brasileira em Piracicaba

Por Bia Xavier - Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Com entrada gratuita, o concerto 'Canta, Brasil!' leva ao palco um repertório que celebra a diversidade e a riqueza da música popular brasileira.

A música brasileira será a grande protagonista do concerto "Canta, Brasil!", que reunirá o Coral do Guri de Piracicaba e a Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba em uma apresentação marcada pela diversidade de ritmos, compositores e experiências compartilhadas. O espetáculo promete levar ao público um panorama da riqueza cultural do país por meio de interpretações de obras de nomes como Dori Caymmi, Zé Keti, Geraldo Vandré, Alexandre Andrés e Michele Leal.

Em contato ao Jornal de Piracicaba , o coordenador do Projeto Guri em Piracicaba, José David, explicou que o concerto foi pensado para valorizar a música popular brasileira e proporcionar um intercâmbio entre jovens músicos de diferentes cidades. “O público poderá apreciar duas formações distintas, mas unidas pelo mesmo propósito: celebrar a música brasileira e o poder transformador da educação musical”, afirmou.

Embora cada grupo apresente seu próprio repertório, o encontro vai além do palco. A proposta também fortalece os laços entre os polos do Guri e amplia as vivências artísticas dos participantes, que têm a oportunidade de trocar experiências e conhecer diferentes formas de interpretação musical.

VEJA MAIS:



Para os alunos, participar de apresentações como essa representa uma etapa importante da formação artística. Segundo José David, os grupos musicais permitem colocar em prática tudo o que é desenvolvido durante as aulas, exigindo preparo técnico, responsabilidade, comprometimento e trabalho coletivo.

O coordenador destaca que a preparação para o concerto também trouxe desafios. O aprofundamento do repertório, a construção da expressividade artística e a busca por interpretações que respeitassem as características de cada obra fizeram parte do processo, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia, da confiança e do espírito de equipe entre os estudantes.

“Mais do que um concerto, este encontro representa a oportunidade de os alunos vivenciarem a música como experiência coletiva, compartilhando aprendizados, construindo vínculos e mostrando ao público o resultado de um trabalho que transforma vidas por meio da arte”, ressaltou.

SERVIÇO

O Encontro de Grupos Musicais do Guri, com apresentação do Coral do Guri de Piracicaba e da Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba, será realizado neste sábado (27), às 14h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central (Av. Dr. Maurice Allain, 454 - Vila Rezende). A entrada é gratuita, com retirada dos ingressos 1 hora antes na bilheteria do teatro, sujeita à disponibilidade. A classificação é livre.