05 de dezembro de 2025
“NÃO PARA POR AÍ”

Helinho anuncia novos investimentos na Saúde de Piracicaba

Por Bia Xavier - JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Bia Xavier / JP
Algumas USFs de Piracicaba serão transformadas em UBSs, com mais médicos e especialistas para melhorar o atendimento à população.

A Prefeitura de Piracicaba entregou, na manhã desta quarta-feira (27), as reformas de dez unidades de saúde, sendo oito Unidades de Saúde da Família (USFs) – Algodoal, Eldorado II, Santa Fé, Ártemis, Mário Dedini II, Cecap, Jaraguá e Serra Verde – e duas farmácias municipais, localizadas nos bairros Cecap e Ártemis. O evento ocorreu em frente à USF e à Farmácia do Cecap, com a presença do prefeito Helinho Zanatta, do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Sérgio Pacheco, além de secretários municipais, vereadores e outras autoridades.

VEJA MAIS:

As melhorias incluem troca de pisos, reforma de banheiros, ampliação de salas, substituição de telhados, pintura interna e externa, além da cobertura e troca de alambrados. O investimento total foi de R$ 3,09 milhões, provenientes de emendas estaduais e federais. Juntas, as unidades atendem 34 mil usuários cadastrados, enquanto as farmácias revitalizadas recebem, em média, 5,3 mil pessoas por mês.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou que a administração busca ampliar o atendimento na rede básica. “Queremos iniciar um trabalho para transformar algumas USFs em UBSs, com mais médicos e especialistas, para desafogar as UPAs”, afirmou Zanatta.

O vice-prefeito também anunciou novos projetos para a saúde, incluindo a construção de uma Unidade Básica de Saúde porte 5, com 1.500 m², no bairro Pompeia. “Essa unidade virá equipada com tecnologia de ponta para desafogar a UBS Piracicamirim. Além disso, recebemos 10 kits UBS, que permitirão modernizar outras unidades, com recursos como telemedicina”, disse Pacheco.

Além das reformas entregues, a Prefeitura já havia finalizado melhorias na UBS Planalto, USF Tupi e USF Monte Líbano, e segue com obras em andamento na USF Kobayat Líbano, UBS Piracicamirim e USF São José. Com equipe própria, também são realizadas intervenções na Clínica dos Olhos e no Centro de Especialidades Médicas (Postão).

Outro reforço recente na rede foi a ampliação da frota da saúde com sete novos veículos: duas ambulâncias, quatro vans – incluindo uma adaptada para pessoas com mobilidade reduzida – e um furgão para transporte de medicamentos e equipamentos. O investimento, de mais de R$ 3 milhões, vai agilizar atendimentos e oferecer mais conforto e dignidade aos pacientes.

“Seguiremos trabalhando para garantir uma estrutura cada vez melhor para a população de Piracicaba. Nossa prioridade é cuidar das pessoas”, concluiu o prefeito.