13 de dezembro de 2025
PL DA DEVASTAÇÃO

Lula sanciona projeto de licenciamento ambiental com 63 vetos

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Foto: Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil
Com os vetos, o governo busca um equilíbrio entre a agilidade para empreendimentos e a proteção ambiental

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com 63 vetos, o polêmico projeto de lei (PL) que flexibiliza o licenciamento ambiental no Brasil. O texto, aprovado pelo Congresso Nacional e criticado por ambientalistas como o "PL da Devastação", teve dispositivos cruciais alterados pelo governo federal.

VEJA MAIS:

O Planalto informou que os vetos visam garantir "proteção ambiental e segurança jurídica", e foram definidos após diálogos com a sociedade civil. Para recompor, em parte, o que foi vetado, Lula assinou uma medida provisória (MP) e um novo projeto de lei com urgência constitucional.

Principais pontos dos vetos:

A secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, destacou que a decisão foi guiada por quatro diretrizes: garantir a integridade do processo de licenciamento, dar segurança jurídica, assegurar os direitos dos povos indígenas e quilombolas, e tornar o licenciamento mais ágil sem comprometer sua eficiência.

O projeto de lei vinha sendo criticado por organizações ambientalistas e pelo Ministério do Meio Ambiente por representar um grave retrocesso na legislação. Com os vetos, o governo busca um equilíbrio entre a agilidade para empreendimentos e a proteção ambiental.