05 de dezembro de 2025
MÚSICA ERUDITA

Conheça a Orquestra Barroca de Piracicaba, um projeto inovador

Por Bia Xavier - JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A OBP busca aproximar o público da música barroca, difundindo um dos estilos mais ricos da história com paixão e acessibilidade.

Piracicaba celebra seus 258 anos como um dos grandes polos culturais do Estado de São Paulo, com uma trajetória marcada por arte, tradição e renovação. Entre os novos protagonistas dessa cena efervescente está a Orquestra Barroca de Piracicaba (OBP), grupo que vem conquistando espaço ao resgatar um dos movimentos artísticos mais ricos e expressivos da história da música: o Barroco.

VEJA MAIS:

Idealizada pelo violinista Victor Travaglini — que iniciou sua formação musical aos 12 anos no Projeto Guri e passou pela Academia Jovens Músicos —, a OBP foi fundada em abril de 2024 com a missão de apresentar ao público piracicabano o universo encantador da Música Barroca. Em uma cidade reconhecida por sua forte presença de grupos eruditos, a proposta é justamente ampliar esse repertório. “Queremos democratizar o acesso das pessoas a essa forma de fazer música. Piracicaba tem o privilégio de possuir inúmeros grupos musicais que realizam um trabalho maravilhoso na difusão da música erudita, é um dos motivos de eu achar que nossa cidade vai amar conhecer um pouco mais do começo dela”, contou Victor em entrevista ao Jornal de Piracicaba.

Caracterizada por sua riqueza ornamental, estrutura complexa e emoção intensa, a música barroca explora contrastes marcantes, como variações de dinâmica e ritmo, além de formas clássicas como a suíte, o concerto e a fuga. Compositores como Bach, Vivaldi e Handel eternizaram esse estilo que, apesar de histórico, continua atual pela sua expressividade e profundidade.

Com apoio principalmente da Secretaria de Cultura de Piracicaba, a OBP vem se consolidando como uma nova referência artística local. “Esse apoio é essencial para que a nossa música chegue na população de forma eficiente e natural. Eu acredito que o Brasil possa ter um olhar diferente para a música erudita, desde que haja interesse das autoridades em difundir essa arte”, afirma Victor.

Formada por 12 integrantes — entre violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, cravo/órgão, violão, oboé e flauta —, a orquestra adapta sua formação de acordo com o repertório de cada concerto. Em muitos deles, vozes solo e corais se somam aos músicos, especialmente nas obras sacras. “A OBP é formada por músicos, estudantes e profissionais da Música Barroca que buscam se desenvolver nesse estilo, além de difundi-lo”, completa o líder da OBP.

Para 2025, dois concertos estão confirmados: um, com formação reduzida, dedicado à música francesa; e outro, o tradicional Especial de Natal. Ambos prometem reforçar o compromisso da OBP em ampliar o acesso à música antiga e envolver novos públicos. “Nossa expectativa é se desenvolver e crescer cada vez mais como grupo e como músicos, atingir diferentes tipos de público e popularizar a apreciação de um dos movimentos mais lindos da história, que é a Música Barroca”, conclui Victor.

Para acompanhar os bastidores e a agenda de apresentações, basta seguir a Orquestra Barroca de Piracicaba no Instagram: @orquestrabarrocadepiracicaba. Um projeto “feito por piracicabanos para piracicabanos” — que pulsa com a alma cultural da cidade.