05 de dezembro de 2025
EM PIRACICABA

Passeio Histórico no Parque do Engenho Central abre inscrições

Por Bia Xavier - JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Passeio Histórico no Engenho Central abre novas inscrições - vagas são limitadas.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove no próximo sábado, 02/08, das 16h às 18h, mais uma edição do Passeio Histórico no Parque do Engenho Central. A atividade é gratuita e contará com 60 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo site.

VEJA MAIS:

O passeio será conduzido por Pedro Maurano, coordenador do Engenho Central, e por Maurício Beraldo, historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo. A caminhada tem início no portal do Parque do Engenho Central e percorre os principais espaços do complexo, apresentando ao público aspectos históricos e arquitetônicos dos antigos armazéns da Société de Sucreries Brésiliennes.

“O passeio histórico ao Engenho tem tido uma enorme procura e repercussão, demonstrando assim o interesse dos piracicabanos pela história desse complexo fabril que contribuiu, e ainda contribui, para o crescimento econômico, social e cultural da nossa cidade. Os participantes, ao conhecer a história deste local, passam a ver o Engenho com novos olhares, contribuindo assim para sua preservação”, destaca Maurício Beraldo.

Já Pedro Maurano ressalta o impacto da atividade. “É muito gratificante ver a transformação no olhar dos participantes. Muita gente ainda acredita em histórias distorcidas sobre o local. Mostrar a realidade histórica ajuda a valorizar o Engenho como patrimônio e reforça a importância de sua preservação”, diz.

Além do percurso guiado, o passeio inclui exposição de fotografias antigas, que ilustram a trajetória do Engenho desde sua fundação no período imperial até sua desativação no século XX.

O ENGENHO 

Fundado em janeiro de 1881 pelo Barão de Rezende, o Engenho Central foi um dos primeiros grandes complexos industriais voltados para a modernização da produção açucareira no Brasil. Funcionou até 1974 e foi tombado em 1989 pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). Desde 1992 é sede da Secretaria da Cultura e abriga importantes equipamentos culturais, como o Teatro Erotides de Campos e a Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.

SERVIÇO 

Passeio Histórico no Parque do Engenho Central. Concentração no portal do Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Sábado, 02/08, das 16h às 18h. Participação gratuita. Inscrições pelo site. Informações: (19) 3403-2600.