05 de dezembro de 2025
EM PIRACICABA

UBS Centro mantém vacinação contra gripe e febre amarela à noite

Por Bia Xavier - JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Vacinas contra gripe e febre amarela seguem disponíveis nas UBSs e USFs, das 8h às 15h, sem agendamento.

A partir de 1º de agosto, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manterá a vacinação contra a gripe e a febre amarela no horário noturno, das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, exclusivamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro. As UBSs Caxambu, Vila Rezende, Novo Horizonte e Parque Piracicaba deixarão de ofertar os imunizantes nesse horário devido à baixa procura. Os atendimentos previamente agendados nessas unidades seguem normalmente.

VEJA MAIS:

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Pacheco, a medida visa otimizar o uso das equipes. “Como a demanda está sendo baixa, utilizaremos esses profissionais que estavam direcionados para a vacinação em outras atividades, mantendo apenas uma equipe de imunização à noite na UBS Centro, para atender aos interessados. É importante destacar que o atendimento médico e de enfermagem continua normalmente no período noturno em todas as cinco unidades. A única mudança é o funcionamento da sala de vacinas.”

Vacinação diurna continua nas demais unidades

A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação para todas as doenças permanece disponível nas UBSs e USFs do município, das 8h às 15h, com exceção da UBS Paulista, sem necessidade de agendamento. Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e Cartão Nacional do SUS. A lista completa com endereços e horários das salas de vacina está disponível no site da prefeitura.

Carina Baron, gerente da Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), destacou que a oferta de vacinação noturna pode ser ampliada novamente caso a demanda aumente. “Este tipo de situação é dinâmica. Fazemos o monitoramento diário desses indicadores e, se necessário, podemos convocar novamente as equipes para retomar a aplicação dos imunizantes em horário estendido”, afirmou.