Com menos de duas semanas para o término do recesso escolar de meio de ano, os alunos da rede municipal de ensino de Piracicaba ainda aguardam a entrega dos uniformes para o ano letivo de 2025. A situação, que tem gerado questionamentos, foi detalhada pela Secretaria Municipal de Educação em resposta a um requerimento aprovado pela Câmara Municipal no último dia 7 de julho.
De acordo com a administração municipal, o edital para o lançamento da licitação para a compra dos uniformes ainda está em fase de preparação. A prefeitura justifica o atraso afirmando que, ao assumir em janeiro deste ano, encontrou o estoque de uniformes insuficiente. Por essa razão, apenas os alunos matriculados a partir de 15 de outubro de 2024 receberam os kits restantes.
Apesar do contratempo, a Lei Orçamentária Anual (LOA) já previa um investimento de R$ 13,5 milhões para a aquisição de uniformes em 2025. Para 2026, a previsão orçamentária é ainda maior, alcançando R$ 19,6 milhões. A expectativa é que sejam entregues 38 mil kits para as 126 escolas da rede municipal, incluindo roupas, tênis e mochila.
A previsão é que a entrega dos materiais restantes ocorra em agosto, visto que a Prefeitura de Piracicaba deu início ao processo de compra em abril e o prazo estimado é de 120 dias. O retorno às aulas nas escolas públicas da cidade ocorrerá no próximo dia 28 de julho.