O Creative Film Finance Forum 2025 será realizado de 16 a 18 de julho no Teatro Municipal Erotides de Campos, localizado no Engenho Central, em Piracicaba. Voltado aos profissionais e empreendedores do setor de cinema, televisão, internet e novas mídias, o evento tem como objetivo descentralizar o mercado audiovisual, promovendo parcerias, co-produções e oportunidades de negócios para pequenas e médias empresas do interior paulista.
VEJA MAIS:
A proposta do fórum é fortalecer o ecossistema criativo fora dos grandes centros, ampliando a visibilidade de produtores independentes e facilitando o acesso à informação e ao conhecimento. A programação inclui mesas de discussão sobre os rumos do audiovisual no século XXI, com foco em inovação, economia criativa e conectividade.
O evento também atua na promoção do livre acesso à cultura, valorizando a produção artística local e regional. Ao estimular o uso de talentos e conteúdos brasileiros, o fórum reforça o papel dos bens culturais como formadores de identidade, memória e saber. Mais informações, além de reserva de ingressos, podem ser encontrados no site oficial do evento.
16 de julho
14h-15h
Painel: “Filmar e Resistir: Cinema como Território de Imagem”
Karoline Rodrigues
Nesta mesa, discutiremos a importância de produzir cinema fora dos grandes centros urbanos, valorizando o interior como espaço de criação, memória e enfrentamento político. O debate propõe refletir sobre o fazer cinematográfico como prática comprometida com o território, suas urgências e potências.É um convite a pensar o audiovisual como ferramenta de transformação e resistência, onde filmar no interior é também afirmar outras narrativas, outros modos de existir e ocupar o mundo.
15h-16h
Painel: “Economia Criativa: Iniciativas que Impulsionam a Criatividade, Inovação e Diversidade”
Fábio Gerlach
Neste painel, o Sebrae apresenta sua atuação no fortalecimento da economia criativa e no apoio aos pequenos negócios que transformam ideias em soluções inovadoras e inclusivas. A partir da experiência regional, Fábio Gerlach compartilha a estrutura de atendimento da instituição e apresenta iniciativas que impulsionam a criatividade, a diversidade e o empreendedorismo nos territórios. Uma conversa sobre políticas de fomento, redes de colaboração e estratégias para transformar talento e cultura em oportunidades sustentáveis.
16h-17h
Painel: “Do Criativo ao Escalável: Empreendedorismo Cultura e Inovação”
Rafael Sanson
Como criar ecossistemas de inovação fora dos grandes centros urbanos? E qual o papel da cultura e da economia criativa nesse processo? Neste painel, Rafael Sanson, Diretor de Relações Institucionais da ATEPI e da Zion Aceleradora, compartilha experiências sobre como territórios podem se desenvolver a partir da criatividade, da articulação de lideranças e da transformação digital. A conversa propõe pensar o interior como vetor de inovação, valorizando talentos locais e conectando cultura, tecnologia e empreendedorismo de impacto.
17h-18h
Painel: “Acessibilidade no Cinema”
Leo Rossi e Murillo Kraus
O processo de criação dos recursos de acessibilidade para o audiovisual, libras, audiodescrição e legendas descritivas, destacando desde sua concepção artística e análise de conteúdo até os aspectos técnicos envolvidos na produção e finalização. Também será apresentado o processo de distribuição desses recursos, em escala global, por meio do aplicativo MovieReading, que viabiliza o acesso e promove a inclusão de pessoas com deficiência nas salas de cinema e outras plataformas de exibição.
19h-22h
Painel: Frame7 Cinema + Cerimônia Oficial de Abertura
Abertura oficial do CF3 – Creative Film Finance Forum 2025, com apresentação da Frame7 Cinema, produtora responsável pela realização do evento. Neste painel, serão destacados os objetivos da edição, os painéis confirmados e as cidades participantes da Mostra Livre de Cinema. A equipe da Frame7 também compartilha os bastidores de suas produções, como o longa Flora e um novo projeto em desenvolvimento. A cerimônia inclui ainda uma homenagem ao artista e realizador Jhoão Scarpa, por sua trajetória no cinema independente e sua contribuição essencial ao cinema independente e às narrativas produzidas nas margens.
17 de julho
10h-11h
Painel: "Cidades do Futuro: Descentralizar para Avançar
Maurici Scarpari, Mônica Gropelo e Fabiano Pereira
Como criar cidades mais conectadas, criativas e inclusivas por meio das redes públicas de comunicação, cultura e audiovisual? Essa conversa propõe uma reflexão sobre o papel estratégico das TVs públicas, políticas culturais e iniciativas de comunicação no fortalecimento da identidade local e no desenvolvimento sustentável dos territórios. Com foco na descentralização e no potencial inovador do interior, vamos discutir como os municípios podem se tornar polos criativos e produtivos, ampliando o acesso, a diversidade e a participação cidadã nas decisões culturais.
11h-12h
Painel: "Novos Caminhos de Fomento"
Thais Scabio e Patricia Pahl
Com as transformações no cenário audiovisual, surgem novas possibilidades de fomento, investimento e parcerias estratégicas. Este painel propõe uma conversa sobre os caminhos emergentes para financiar, desenvolver e distribuir projetos, seja por meio de plataformas, canais ou políticas públicas e privadas. Com foco em experiências práticas, o debate abordará as estratégias de curadoria e seleção de projetos, as exigências do mercado atual e como criadores e produtoras podem se preparar para esses novos formatos de fomento.
13h-14h
Painel: "Distribuir é Resistir: Caminhos para um Audiovisual Descolonizado"
Ibirá Machado
Como distribuir filmes que nascem à margem e tensionam o centro? Neste painel, o distribuidor e curador Ibirá Machado, da Descoloniza Filmes, compartilha sua trajetória e sua visão sobre a distribuição como ferramenta de transformação cultural e política. A conversa parte da prática com o cinema independente, especialmente obras dirigidas por mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+, para refletir sobre alternativas de circulação, curadoria crítica e construção de redes fora da lógica hegemônica. Um espaço para pensar o audiovisual como ponto de encontro entre arte, território e ruptura.
14h-15h
Painel: "Cultura, Audiovisual e Negócios"
Patricia Pahl, Marcio Yatsuda e Sue Coutinho
Como transformar criatividade em sustentabilidade no setor audiovisual? Nesta mesa, convidamos profissionais com ampla experiência em produção, curadoria, desenvolvimento de projetos e articulação de mercado para refletir sobre os caminhos possíveis entre cultura e negócios. Com olhares complementares da produção independente à atuação em coletivos, grandes players e estudos de mercado a conversa aborda temas como modelos de financiamento, formação de rede, curadoria de conteúdos, políticas de inclusão e estratégias de futuro para o audiovisual brasileiro.
15h-16h
Painel: "Soluções Criativas para Desafios Jurídicos"
Thais Colli e Patricia Carvalho
Como unir criatividade e expertise jurídica para enfrentar desafios em projetos de não ficção, transformando questões legais em oportunidades editoriais criativas que viabilizam ideias e previnem riscos.
16h-17h
Painel: "Formar, Conectar, Internacionalizar: A Atuação do Projeto Paradiso"
Milena Larissa
Nesta mesa, Milena Larissa, Analista de Programas do Projeto Paradiso, apresenta a atuação da instituição filantrópica no fortalecimento do audiovisual brasileiro. Criado pelo Instituto Olga Rabinovich, o Projeto Paradiso tem como missão investir na formação e no desenvolvimento de profissionais do setor. Com foco na internacionalização, a iniciativa estabelece parcerias com instituições de referência no Brasil e no exterior, criando oportunidades para talentos em diferentes fases da carreira. A apresentação abordará os principais programas, estratégias e resultados do Projeto Paradiso na promoção do audiovisual nacional.
17h-18h
Painel: "Produção Infantil em Debate"
Recy Cazarotto, Bruno Zanoni e Jefferson Cândido
A produção de conteúdo infantil envolve uma série de cuidados estéticos, éticos e estratégicos. Como criar narrativas que respeitem o público infantil, estimulem a imaginação e, ao mesmo tempo, sejam viáveis no mercado? Neste painel, profissionais com ampla experiência em televisão, streaming e produção independente compartilham suas visões sobre o atual cenário da produção infantil no Brasil, discutindo desde as exigências de mercado e regulação, até os desafios criativos, pedagógicos e de financiamento.
18h-19h
Painel: "Audiovisual é Estratégia"
André Sturm
Com uma trajetória que transita entre a criação artística, a gestão pública e a articulação de políticas culturais, André Sturm reflete sobre os desafios e oportunidades do audiovisual brasileiro no cenário atual. A conversa abordará caminhos para fortalecer o ecossistema da produção nacional, a importância de plataformas de difusão, os impactos da regulação e os mecanismos de fomento, além da relação entre cultura e economia. Um encontro que propõe olhar para o audiovisual como potência criativa, social e estratégica para o desenvolvimento do país.
19h-22h
Happy Hour & Show – Banda Griswolds: Cine and Roll
Prepare-se para uma viagem sonora pelo universo do cinema! Encerrando o segundo dia do CF3 com energia e descontração, a banda Griswolds sobe ao palco com o show Cine and Roll, unindo releituras poderosas de trilhas clássicas do cinema a uma performance visual que projeta cenas icônicas das telonas. Com um repertório que vai dos musicais dos anos 30 aos blockbusters dos anos 80, passando por desenhos animados, filmes cults e produções brasileiras, a banda transforma cada canção em um convite à memória afetiva e ao movimento. Enquanto rola o som, o espaço de foodtrucks estará ativo com opções.
18 de julho
10h-11h
Painel: "Encontro de Mulheres Realizadoras"
Beatriz Ferraz, Cris Mendes, Coraci Ruiz, Denise Szabo, Recy Cazarotto e Thais Scabio
Reunimos realizadoras de diversas cidades do estado de São Paulo para uma conversa rica sobre os desafios, conquistas e perspectivas do cinema feito por mulheres. Com experiências que atravessam diferentes territórios e contextos, elas compartilham suas trajetórias, projetos e a importância da representatividade no audiovisual. Um espaço para escutar, aprender e fortalecer a presença feminina no cinema paulista.
11h-12h
Painel: "Tecnologia, Mercado e Futuro"
Bruno Lotelli, Paulo Munhoz e Victor Fisch
Neste painel, especialistas discutem as principais tendências tecnológicas que estão remodelando o mercado audiovisual. Com foco em inovação, realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e outras tecnologias emergentes, a conversa explora como essas ferramentas estão abrindo novas possibilidades para a criação, produção e distribuição de conteúdos.
13h-14h
Painel: "Sebrae SP - Programa Crie Audiovisual"
Rafael Nery
O setor audiovisual é muito mais que entretenimento: é uma indústria estratégica, criativa e transversal, que gera oportunidades, movimenta bilhões e transforma territórios. Neste painel, o Sebrae SP apresenta o Crie Audiovisual, programa voltado ao desenvolvimento de negócios criativos em todas as pontas da cadeia produtiva. Com iniciativas que incluem capacitações práticas, acesso a mercados, incentivo ao empreendedorismo, articulação com políticas públicas e fortalecimento de redes, o Crie Audiovisual oferece caminhos concretos para a sustentabilidade econômica e o crescimento do setor. Uma conversa essencial para quem deseja transformar criatividade em impacto, com ferramentas, apoio e visão de futuro.
14h-15h
Painel: "Audiovisual Paulista: Sustentabilidade, Fomento e Futuro"
Marcus De Marchi (Icine), Marcio Yatsuda (Bravi) e Tatiana Lohmann (Apaci)
Este painel reúne representantes de instituições como APACI, BRAVI e ICINE; e iniciativas fundamentais do audiovisual paulista, para discutir os principais desafios e estratégias voltadas à sustentabilidade do setor. A conversa gira em torno do fomento cultural, das políticas públicas e das perspectivas para o futuro da produção audiovisual no estado de São Paulo. Será um espaço de diálogo qualificado sobre políticas de incentivo, investimentos estruturantes e o papel essencial dessas entidades no fortalecimento e na valorização do audiovisual paulista.
15h-16h
Painel: "São Paulo Film Commission"
Ana Carolina Araujo
Conheça o trabalho da São Paulo Film Commission, entidade responsável por facilitar a realização de produções audiovisuais no estado, oferecendo apoio logístico, informações e incentivos para cineastas e produtoras. Nesta conversa, Ana Carolina Araujo, Assessora da Film Commission, vai detalhar os serviços oferecidos, os processos para obtenção de autorizações e as oportunidades para fortalecer o audiovisual paulista. Uma sessão essencial para produtores, realizadores e interessados em filmar em São Paulo.
16h-17h
Painel: "Captação de Recursos: Da Ideia ao Projeto Financiado"
Tatiana Groff
Como transformar uma ideia em um projeto audiovisual financiado? Este painel propõe uma conversa prática e direta sobre estratégias de captação de recursos no setor cultural e audiovisual. A partir de experiências de quem atua no campo, serão apresentados caminhos para acessar editais públicos, estruturar parcerias, dialogar com investidores e explorar novas formas de financiamento. Uma oportunidade para realizadores(as), produtores(as) e agentes culturais ampliarem seus repertórios e se posicionarem com mais segurança diante dos desafios de viabilizar suas obras e iniciativas criativas.
17h-18h
Painel: "Audiovisual e Reparação Histórica: Por uma Representatividade Real"
Janaina ReFem e Renato Candido
Como promover reparação histórica por meio da produção audiovisual? Este painel propõe refletir sobre o papel das empresas vocacionadas e dos profissionais comprometidos com narrativas que rompem silenciamentos, ampliam vozes e reconfiguram o imaginário coletivo. A partir da atuação da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) e da trajetória de realizadores que constroem caminhos fora do eixo Rio-SP, a conversa aborda os desafios e as estratégias para uma representatividade real, dentro e fora das telas. Um diálogo sobre novas linguagens, diversidade de territórios e a urgência de um audiovisual que seja instrumento de equidade e transformação social.
18h-19h
Painel: "Potência Fora do Centro: Criar, Produzir e Circular"
Lucas Abrahão, Bruna Epiphanio e Julio Matos
Como realizadores e produtoras têm criado caminhos consistentes, autorais e sustentáveis fora dos centros tradicionais da indústria audiovisual? Este painel reúne profissionais com trajetórias plurais, que conectam interior e exterior, Brasil e mundo, ficção e documentário, ensino e mercado. A partir de experiências em produção, direção, roteiros premiados, internacionalização, curadoria e articulação em rede, a conversa propõe refletir sobre como as potências narrativas emergem da diversidade territorial e como é possível estruturar uma carreira descentralizada, mas com alto impacto artístico, cultural e político. Um encontro para valorizar os múltiplos percursos do audiovisual brasileiro e as vozes que reinventam o mapa da criação.
19h-22h
Happy Hour & Show – OEP
Concerto de Trilhas Sonoras
Para encerrar o CF3 2025 em grande estilo, convidamos o público para um momento de celebração e encantamento com o Concerto de Trilhas Sonoras da Orquestra Educacional de Piracicaba. Em uma apresentação especial, o grupo interpreta composições marcantes do cinema mundial, da emoção dos clássicos à força das produções contemporâneas, em arranjos que conectam música, imagem e memória afetiva. O espetáculo acontece no palco interno do Teatro Erotídes de Campos. Uma despedida sonora e inspiradora para três dias de encontros, ideias e futuros possíveis no audiovisual brasileiro.