A Festa do Divino Espírito Santo, celebração religiosa mais antiga de Piracicaba, começa neste domingo, 6 de julho, e segue até o dia 13, unindo fé, cultura e tradição popular na 199ª edição do evento. A abertura acontece com o rito religioso da derrubada dos barcos no rio Piracicaba, no domingo (6), dando início ao tríduo. Este momento simbólico marca a ligação entre a fé e a ancestralidade da celebração, realizada desde 1826 às margens do rio.
VEJA MAIS:
A partir de 10 de julho, começa a parte festiva da celebração, que se estende até o dia 13. Durante esses dias, o Largo dos Pescadores e a Avenida Beira Rio ganham vida com barracas, apresentações culturais, música e a presença da comunidade local e visitantes. Com origens portuguesas trazidas pelos primeiros colonizadores, a Festa do Divino foi adaptada ao longo do tempo pela comunidade piracicabana, incorporando expressões da cultura indígena, como o cururu, e afro-brasileira, como a congada.
Por conta dessa mistura de elementos religiosos e populares, a celebração foi proibida pela Igreja em 1966. Dom Aníger Maria Melillo, então bispo da cidade, discordava da combinação de ritos. Mesmo assim, os fiéis mantiveram a tradição de forma informal até 1971, quando, após forte apelo popular, a festa foi retomada com apoio eclesiástico. Reconhecida hoje como Patrimônio Imaterial de Piracicaba, a festa é considerada a manifestação religiosa mais antiga da cidade e continua atraindo milhares de pessoas todos os anos.
Além das festividades religiosas, o público também poderá conferir, na sexta-feira (4), uma homenagem especial no Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), com exibição de um vídeo raro da festa de 1979. O material, com direção de Antonio Celso e Eduardo Canto, será seguido por uma roda de conversa com o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), Edson Rontani Júnior, e a professora Marly Perecin. A entrada é gratuita. No MISP – Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Armazém 8A, Parque do Engenho Central).
Para acompanhar todos os detalhes da programação, acesse o Instagram: @irmandadedodivinopiracicaba.