05 de dezembro de 2025
FRIO EM PIRACICABA

Prefeitura faz mais de 700 abordagens a moradores de rua

Por Bia Xavier/JP |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) realizam abordagens todos os dias da semana

Com a chegada das baixas temperaturas, a Prefeitura de Piracicaba intensificou o atendimento à população em situação de rua. Só no mês de maio, foram realizadas cerca de 705 abordagens e 229 atendimentos por meio da rede de assistência do município — um trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família.

VEJA MAIS:

As abordagens são realizadas principalmente pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que atua com equipes nas ruas em regime ampliado, oferecendo escuta ativa, orientação, transporte, alimentação e encaminhamentos para serviços da rede. Vale destacar que uma mesma pessoa pode ser abordada mais de uma vez. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos fins de semana, das 9h às 18h. A população também pode colaborar acionando os números: (19) 99446-4389 | (19) 99446-5654 | (19) 98904-6605.

Quem são os atendidos?

De acordo com o 2º Censo Municipal da População em Situação de Rua, realizado entre abril e junho de 2023, havia 217 pessoas em situação de rua em Piracicaba. A maioria é do próprio município, mas também há migrantes de cidades como Limeira, Rio Claro, Americana e de estados como Minas Gerais e Goiás. Cerca de 70% dos migrantes atendidos retornam à cidade de origem ou a municípios onde possuem vínculos familiares. Há também um número reduzido que permanece em deslocamento constante entre municípios — chamado de perfil itinerante.

O levantamento ainda mostrou que:

• 52,1% nasceram em Piracicaba;
• 72,1% mantêm algum vínculo familiar ou afetivo;
• 59,4% recebem aposentadoria ou programas de transferência de renda;
• 39,1% apontaram o emprego como principal fator para sair da rua; 24,9%, a moradia.

Rede mobilizada 

Além das abordagens, a Prefeitura vem fortalecendo o acolhimento por meio da Casa de Passagem, que desde 2 de junho passou a funcionar em novo endereço: Rua Santa Helena, 546, no bairro Pauliceia. A unidade agora opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, e aumentou sua capacidade de atendimento de cerca de 70 para até 100 pessoas simultaneamente.

No local, as pessoas em situação de rua têm acesso a alimentação, banho, local para descanso, oficinas e acompanhamento técnico especializado. Também são realizados encaminhamentos para serviços de saúde, programas de renda, documentação e retorno à cidade de origem. A Casa de Passagem também acolhe pessoas acompanhadas de animais, que ficam protegidos em um espaço externo coberto. Os acolhimentos ocorrem de duas formas: das 8h às 16h, via Centro POP, e após esse horário, via SEAS. O telefone da Casa de Passagem é (19) 3428-8674.

O Centro POP, localizado na Rua Frei Vital de Primeiro, 234 (Jardim Califórnia), segue atendendo de segunda a sexta, das 8h às 16h, oferecendo café da manhã, lanche da tarde, banho, lavagem de roupas, oficinas e atendimentos técnicos. A unidade também realiza os encaminhamentos para acolhimento e pode ser contatada pelo telefone (19) 3426-5979. Segundo a secretária Fernanda Varandas, o trabalho conjunto visa garantir acolhimento seguro e digno durante os dias mais frios: “Estamos com nossa rede mobilizada para oferecer apoio integral, com dignidade, respeito e acesso a todos os serviços necessários”, afirma.