05 de dezembro de 2025
EM PIRACICABA

Piracicaba atinge nível crítico nas doações de sangue; onde doar

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A reserva atual consegue suprir a demanda hospitalar por um período de apenas 1 a 3 dias, conforme estimativa baseada na média de atendimentos do hemocentro

 O Hemocentro da Unicamp, responsável pelo abastecimento de sangue em Piracicaba e cidades vizinhas, enfrenta um cenário preocupante: os estoques de seis dos oito tipos sanguíneos estão em nível crítico. A reserva atual consegue suprir a demanda hospitalar por um período de apenas 1 a 3 dias, conforme estimativa baseada na média de atendimentos do hemocentro.

VEJA MAIS:

A medição dos estoques de sangue é dividida em três categorias: estável, alerta e crítico. Atualmente, a maior parte dos tipos sanguíneos se encontra na faixa mais preocupante. Dos oito tipos de sangue, apenas dois estão com armazenamento na média, por enquanto.

Segundo a Unicamp, média diária de transfusões realizadas com sangue fornecido pelo hemocentro varia entre 230 e 250 bolsas. O volume pode ser ainda maior, dependendo da complexidade dos casos atendidos nos próximos dias. Hospitais de alta demanda, como os de referência em oncologia, transplantes e urgências, consomem uma quantidade significativa de bolsas.

O principal motivo nas quedas nas doações de sangue se dá pela chegada do outono e inverno. As baixas temperaturas desistimulam os doadores, além disso, o aumento nos casos de gripes e resfriados impossibilita que as pessoas possam ser doadores.

Quem pode doar sangue

Para contribuir é necessário estar dento de algumas normas, veja:

Onde doar em Piracicaba

O Hemocentro da Unicamp, em Piracicaba, fica na Avenida Independência, 953 – Bairro Alto, nas instalações da Santa Casa de Piracicaba.

As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. Aos sábados, a doação é possível, mas apenas mediante agendamento prévio pelo link: https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/