05 de dezembro de 2025
PREJUÍZO

Com gramado danificado, XV poderá ter de jogar fora de casa

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
Gramado ficou totalmente danificado após artista fazer 'cavalinho de pau' no local
Claudinho Coradini/JP

O estrago no gramado do estádio Barão da Serra Negra, promovido pelo cantor MC Ryan SP no último sábado (12), poderá trazer prejuízo esportivo ao XV de Piracicaba. Isso porque o clube poderá ser obrigado a jogar fora de casa na Copa Paulista caso o piso não seja reformado a tempo para o início da competição, que começa em 15 de junho.

Na manhã desta segunda-feira (12), os técnicos da World Sports, empresa que cuida da manutenção do Barão da Serra Negra, fizeram uma vistoria no gramado, para uma análise dos danos provocados pelo artista, que realizou manobras com uma Lamborghini e danificou o gramado antes de um show que faria no próprio local.

O presidente do XV, Matheus Bonassi, informou que a empresa deve repassar esta terça-feira (13) os valores que precisam ser disponibilizados para arrumar o gramado. “Estamos correndo contra o tempo para que o torcedor piracicabano não seja prejudicado com os jogos do XV de Piracicaba fora daqui. Estamos correndo e temos certeza de que tudo dará certo.”

VEJA TAMBÉM

O mandatário do Alvinegro informou que, ainda nesta segunda-feira, o corpo jurídico do artista, do XV, da empresa se reuniram para acompanhar os próximos passos a fim de revolver a situação.

“O próprio artista, o Ryan, conversou comigo, através do advogado. Ele me ligou e reconheceu que foi uma falha, que foi um ato impensado e pediu perdão e que vai se dispor para que todos os danos sejam reparados o mais breve possível”, confirmou.

Antes de reconhecer o erro, porém, o artista chegou a postar um vídeo minimizando o ocorrido. Ele chegou a ser detido, mas foi liberado com fiança estipulada em R$ 1 milhão, valor que foi revertido pelos advogados do cantor. No entanto, a Lamborghini, avaliada em R$ 3 milhões, segue presa no pátio em Piracicaba.

Contatada pelo JP, a empresa World Sports – com sede em São Paulo - informou que, devido a cláusulas contratuais, não poderia passar os valores da reforma do gramado.

Vale lembrar que o Barão da Serra Negra estava em fase final de reformas, com aplicação de herbicida, controle de ervas daninhas, adubação e o gramado estava praticamente pronto para o segundo semestre. Com o estrago provocado, não está descartada a troca total do gramado, o que demandaria um tempo maior para a entrega do estádio para o clube.

O prefeito Helinho Zanatta lamentou o ocorrido. “Lamentável o que aconteceu. Um desrespeito a nossa cidade, ao patrimônio público e ao XV de Novembro. Estamos acompanhando de perto através da prefeitura para definir as ações a serem tomadas.”

ALUGUEL

O estádio Barão da Serra Negra é municipal, ou seja, é um equipamento público, mas foi cedido em comodato (emprestado gratuitamente) ao Alvinegro Piracicabano.

Com isso, o clube, em busca de novas receitas, alugou para o show do Ryan SP, que foi realizado na sexta (11) para sábado (12). Foi promovido por uma produtora de Piracicaba (Golden Produções), que também fez um show de pagode no último dia 27 de abril no mesmo local, quando ocorreu tudo dentro do esperado.

“No mesmo momento que ocorreu, a produção já me ligou, por volta da 1h30 (de sábado), mais ou menos. Conversei com o Fernando (Fernando Babone, dono da produtora), que me falou que todas as providências estavam sendo tomadas”, declarou o presidente.