As primeiras incursões de ar frio de 2025 devem atingir o Brasil ainda na primeira quinzena de abril, de acordo com a Climatempo. A mudança de temperatura será sentida principalmente nos estados do Sul e em partes do Sudeste e Centro-Oeste, marcando a transição definitiva para o outono, iniciado no último dia 20. No fim do mês, a intensidade do frio tende a aumentar.
Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, esse período será caracterizado por oscilações térmicas. "A primeira quinzena de abril já deve registrar a entrada das massas de ar frio em algumas áreas do interior do Brasil. Porém, esses períodos de temperatura mais amena serão curtos, durando de três a quatro dias, antes do retorno do calor, inclusive no Sul do país", explica. Ainda assim, as temperaturas não devem alcançar os extremos registrados em fevereiro.
VEJA MAIS:
Com a terceira onda de frio, prevista para o meio do mês, há possibilidade de formação de geada nas regiões mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, diversas capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande e Cuiabá, podem registrar seus menores índices térmicos do ano.
1ª massa de ar frio de origem polar
2ª massa de ar frio de origem polar
3ª massa de ar frio de origem polar
Apesar das quedas de temperatura, a expectativa é de um abril marcado por variações climáticas rápidas, alternando períodos amenos e novos picos de calor. A tendência para os próximos meses indica a chegada de massas de ar frio mais intensas, preparando o Brasil para o inverno de 2025.