Um portal afiliado à rede
30 de junho de 2024

ITINERANTE

Orquestra de Piracicaba se apresenta de graça em Araras

Apresentação em outras cidades faz parte do calendário itinerante da OSP

Por Da Redação
Jornal de Piracicaba

17/05/2024 - Tempo de leitura: 2 min

Nanah D'Luize

A apresentação tem início às 19h e terá regência do maestro Knut Andreas

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba apresenta concerto com obras de Sergei Prokofiev, Carl Maria von Weber e Edward Elgar no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, em Araras, neste sábado (18). A apresentação tem início às 19h e terá regência do maestro Knut Andreas e solos ao fagote do carioca Mateus Távora. A entrada é gratuita e os ingressos já estão disponíveis na plataforma Sympla.

Saiba mais sobre Piracicaba

De Sergei Prokofiev, o programa traz a “Abertura sobre temas hebraicos, Op. 34”, escrita após o compositor russo viajar aos Estados Unidos e ter contato com a cultura judaica. A composição é dividida em três partes, cada uma baseada em um tema hebraico diferente. É conhecida por sua mistura de elementos folclóricos judaicos com a linguagem musical moderna.

A OSP interpreta ainda o “Concerto para fagote e orquestra, em Fá maior, Op. 75”, escrito pelo alemão Carl Maria von Weber em 1811. “É um dos concertos mais importantes do repertório para fagote e destaca-se pela sua complexidade e beleza, ao incorporar elementos de danças e melodias populares”, explica o maestro Knut Andreas, ao lembrar que Weber explorou ao máximo as capacidades técnicas e expressivas do fagote, criando passagens desafiadoras e emocionantes para o solista, além de uma combinação equilibrada entre o fagote e a orquestra.

O encerramento traz “Variações 'Enigma', Op. 36”, uma das maiores obras orquestrais inglesas e também a que selou a fama de Edward Elgar. O compositor afirmou ter escondido um mistério musical no fundo dessa obra, que teve sua estreia em 1899. O tema principal, “Enigma”, é seguido por 14 variações que exploram diferentes aspectos musicais e emocionais, cada uma representando um amigo próximo de Elgar.

Para o maestro, a itinerância da OSP segue como um dos ideais traçados para os próximos anos e uma das principais características da temporada 2024 de concertos. “Piracicaba é um importante pólo cultural e artístico. Ao circular por outras cidades, como já fizemos este ano, quando nos apresentamos na Sala São Paulo, nos encarregamos de levar culturalmente o nome do município a outros locais”, disse.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.