A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Divisão de Proteção Animal, iniciou a reforma do centro cirúrgico da unidade, com o objetivo de modernizar a estrutura e melhorar as condições dos procedimentos realizados em animais resgatados. A obra, vinculada à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Sema), visa atender às normativas do Conselho de Medicina Veterinária, garantindo mais segurança e qualidade nos atendimentos.
- Projeto autoriza uso oneroso de áreas do Aeroporto de Piracicaba
- Fechamento do Enxuto em Piracicaba encerra ciclo de gerações
- Prefeitura adere nova plataforma de matemática na rede pública
O espaço, utilizado principalmente para castrações e cirurgias de emergência em cães e gatos sob a responsabilidade do setor, receberá novos equipamentos, como monitor multiparâmetros e respiradores. "Todas essas adequações resultarão em uma condição melhor de trabalho para os veterinários, o que vai também melhorar o atendimento como um todo", explica o médico veterinário Maurício Etechebere. A iniciativa busca fortalecer as políticas públicas de proteção e bem-estar animal no município.
Adoção e castração
Atualmente, cerca de 50 cães e 40 gatos estão disponíveis para adoção na Divisão de Proteção Animal. Os interessados devem agendar uma visita pelo telefone (19) 3434-3888 (WhatsApp). Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos e passar por uma avaliação que garante que o animal será encaminhado para um ambiente saudável, promovendo a posse responsável.
Já para o agendamento de castrações, o procedimento deve ser feito pelo site oficial da prefeitura: https://aspa.piracicaba.sp.gov.br/web/.
A Divisão de Proteção Animal está localizada na rua dos Mandis, s/n, no bairro Jupiá.