Impulsionada por uma infraestrutura moderna e incentivos fiscais, Piracicaba se consolida como um importante centro industrial e tecnológico, atraindo grandes empresas, incluindo multinacionais. A cidade, que tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,784, se destaca pela robustez de sua base econômica, que abrange setores como o automotivo e o metalúrgico, além de uma forte presença na agroindústria.
VEJA MAIS:
- Helinho cobra mais investimentos para a saúde de Piracicaba
- 1,4 mil peças: Prefeitura acaba com problema de enxoval nas UPAs
- Prefeitura distribuirá 9 mil cestas verdes para famílias carentes
Segundo a Brasil Perfil, a adoção de novas tecnologias e o desenvolvimento de produtos inovadores por essas indústrias têm sido cruciais para a expansão econômica local. A presença de montadoras, em particular, fomenta a cadeia de suprimentos e impulsiona a qualificação da mão de obra, abrindo novas oportunidades de negócio. Iniciativas recentes de capacitação, em parceria com universidades da região, têm aprimorado ainda mais a mão de obra local.
Conhecida como a "capital mundial da cana-de-açúcar", conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Piracicaba concentra usinas, destilarias e empresas de tecnologia agrícola de ponta. Essa especialização faz do município o quarto maior exportador para os Estados Unidos.
A cidade, com cerca de 404 mil habitantes, de acordo com o IBGE, ocupa a 16ª posição no Índice de Progresso Social Brasil 2024, graças a um bom desempenho em áreas como acesso ao conhecimento básico, comunicação e educação superior. Além da economia forte, o município oferece serviços públicos de qualidade, infraestrutura moderna e um custo de vida mais acessível, com aluguéis cerca de 40% mais baratos do que na capital.
O portal ainda ressalta que, Piracicaba se destaca como um importante polo de inovação graças à forte integração entre universidades, empresas de tecnologia e iniciativas governamentais. Esse ecossistema atrai startups e fomenta a pesquisa aplicada na região. O apoio à inovação é evidente na presença de parques tecnológicos, incubadoras e centros de pesquisa, além de programas estaduais e incentivos fiscais que impulsionam o setor.
A partir de 2020, o município do interior ganhou ainda mais reconhecimento, figurando entre os principais polos de inovação do interior de São Paulo. A cidade também se beneficia de uma localização estratégica, próxima a importantes rodovias e grandes centros de consumo como Campinas e São Paulo, o que facilita o acesso para exportações e otimiza a logística de negócios.