
Cinco homens foram flagrados nesta quinta-feira (19) pescando em um trecho proibido do Rio Piracicaba, nas proximidades da avenida Jaime Pereira, na região do Bongue. A infração foi identificada por uma equipe da Polícia Militar Ambiental, durante patrulhamento de rotina.
VEJA MAIS:
- Acidente mata um e deixa dois em estado grave na SP 348
- Lista de vítimas do balão em chamas é divulgada
- Boato de queda de helicóptero causa apreensão em Piracicaba
O grupo utilizava varas de pesca simples feitas de fibra e estava em um ponto classificado como área de preservação, protegido por uma norma federal que proíbe a pesca em um raio de 200 metros acima de corredeiras, cachoeiras, quedas d’água e barragens. A restrição está prevista na Instrução Normativa nº 26, de 2009, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Conforme relataram os policiais, os cinco pescadores estavam dentro da chamada “zona de exclusão”, conforme estabelece o artigo 2º da referida normativa. Como medida punitiva, cada um deles recebeu uma multa no valor de R$ 1 mil, totalizando R$ 5 mil em autuações administrativas.
Os materiais usados na pesca foram apreendidos e encaminhados para a sede do 3º Pelotão da Polícia Ambiental, onde permanecerão até deliberação do setor competente. A ocorrência foi registrada na esfera administrativa, sem desdobramentos criminais.