O QUE MUDA?

Ministério propõe elevar mistura de etanol na gasolina a 30%

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Agência Brasil
Atualmente a mistura do etanol na gasolina é de 27%
Atualmente a mistura do etanol na gasolina é de 27%

O governo federal mira aumentar, ainda neste ano, o percentual de etanol na gasolina. O Ministério de Minas e Energia (MME), chefiado por Alexandre Silveira, quer elevar a mistura para 30% (E30).

Atualmente a mistura do etanol na gasolina é de 27%.

O ministro, nesta segunda-feira, 17, declarou que a adoção do E30 pode diminuir o valor do combustível nos postos e reduzir a necessidade de importação de gasolina.

Saiba mais

O anúncio ocorreu durante a divulgação dos testes conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), que demonstraram que a nova composição funciona sem problemas.

Com esse aumento na proporção de etanol, estima-se que o preço do litro da gasolina possa cair até R$ 0,13, o que também ajudaria a conter a inflação.

O ministro disse nesta segunda-feira (17/0) que vai levar ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), ainda em 2025, a ampliação progressiva, de 27% para 30%, da mistura do etanol à gasolina.

O CNPE, órgão que assessora o presidente da República, é que decide sobre a implementação da mistura.

“Hoje é dia de celebrar: os testes confirmaram que o E30 é viável tecnicamente”, disse Silveira. “O E30 é seguro para nossa frota de duas e quatro rodas. Ele não prejudica o desempenho dos veículos, ao contrário”, disse, em entrevista em Brasília.

O programa Combustível do Futuro engloba uma série de iniciativas para incentivar a descarbonização no setor de transportes e mobilidade. A transição energética é uma das bandeiras de Lula neste terceiro mandato.

Comentários

Comentários