PAGAMENTOS

PIS/Pasep: Caixa divulga calendário

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal divulgou o calendário de pagamento do fundo PIS/Pasep, destinado aos servidores públicos ou trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre 1971 e 1988, e que ainda não sacaram o benefício. Em caso de falecimento do titular, herdeiros legais podem receber o auxílio.

Os primeiros valores ficarão disponíveis a partir de 28 de março, especificamente para quem solicitou o acesso ao montante até 28 de fevereiro deste ano. O Ministério da Fazenda estima que cada trabalhador receberá, em média, R$ 2,8 mil. O dinheiro pode ser pedido tanto no aplicativo FGTS como na plataforma Repis Cidadão.

Segundo a Caixa, desde setembro de 2023, quando o dinheiro do antigo Fundo PIS/Pasep foi transferido para o Tesouro Nacional, cerca de 25 mil trabalhadores, herdeiros ou beneficiários legais pediram o saque do dinheiro nas agências do banco. Esse contingente será o primeiro a receber, no próximo dia 28.

Com a atualização do aplicativo FGTS e a nova plataforma do Ministério da Fazenda, os pedidos não precisam mais ser feitos nas agências da Caixa. Desde agosto de 2023, o dinheiro do antigo Fundo PIS/Pasep, que soma cerca de R$ 26 bilhões, estava em poder do Tesouro Nacional. Por determinação da Emenda Constitucional da Transição, de dezembro de 2022, os recursos tinham sido repassados ao Tesouro para reforçar o caixa do governo em 2023.

Comentários

Comentários