REDUÇÃO DO ICMS

Governo de SP prorroga estímulo e 'garante' voos em Franca

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Hevertom Talles/GCN
Aeronave utilizada para os voos comerciais em Franca, nessa segunda-feira, 27
Aeronave utilizada para os voos comerciais em Franca, nessa segunda-feira, 27

O Governo do Estado de São Paulo prorrogou até 31 de dezembro de 2025 o estímulo para as companhias aéreas, mantendo a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível de aviação, em 12%. Foi através desse benefício que Franca retomou a operação de voos comerciais em dezembro de 2024.

O aeroporto de Franca “Tenente Lund Presotto” foi incluído no programa de redução de ICMS, iniciado pelo então governador João Doria, em 2019, que exigia a criação de novas rotas pelas companhias aéreas beneficiadas pelo incentivo.

A medida que mantém o estímulo à aviação foi publicada na quarta-feira, 22, no Diário Oficial do Estado. A ação conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens, em parceria com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

Segundo o Governo, as companhias aéreas se comprometeram a ampliar o tempo de permanência de aeronaves em conexão em São Paulo (stopover) de três para cinco dias, incluir cem novas decolagens em relação ao ano anterior e garantir a operação de aeroportos regionais como São José dos Campos, Araraquara, Franca e Barretos, com voos comerciais regulares.

Movimento no Aeroporto de Franca

Nessa segunda-feira, 27, a reportagem do Portal GCN/Sampi acompanhou a movimentação no Aeroporto de Franca, entre a chegada e saída de passageiros da rota Campinas-Franca e Franca-Campinas.

Por volta das 11h20, desembarcaram três passageiros, enquanto, no voo de volta para Campinas, dois passageiros embarcaram.

O servidor público Maicon Alves, de 48 anos, estava entre os passageiros que desembarcaram na segunda. Ele contou sua experiência e comentou a importância dos voos comerciais na cidade.

“Foi muito positiva, muito positiva, porque a gente utilizava Ribeirão Preto como ponto de apoio para o aeroporto, e agora ganhamos muito tempo com isso. Agiliza bastante para nós, moradores de Franca. Então, vamos torcer para que esse serviço se mantenha e, quem sabe, aumentem os dias de operação, já que, por enquanto, os voos acontecem apenas às segundas e sextas-feiras”, disse Maicon.

Para ele, que viaja com frequência, os voos em Franca já facilitam bastante, proporcionando mais comodidade e redução de custos, já que agora pode embarcar diretamente na cidade, sem precisar ir até Ribeirão Preto.

Os voos partem de Viracopos às 9h45, com chegada a Franca prevista para as 11h10. Já a volta para Campinas é às 12h20, com desembarque previsto para as 13h45. Os voos são operados às segundas e sextas-feiras.

Comentários

Comentários