Uma família no bairro Vista Verde, em São José dos Campos, vive um drama após a queda de energia causada pelas fortes chuvas no sábado (21). O idoso que depende de equipamentos médicos elétricos, como concentrador de ar, aparelho de aspiração e inalador, está em situação crítica devido à falta de eletricidade.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A energia foi interrompida por volta das 16 horas do sabado (21), após um estouro ouvido pelos moradores. Desde então, a família foi obrigada a alugar um gerador para garantir o funcionamento dos aparelhos e evitar complicações graves, como broncoaspiração. O paciente, que possui traqueostomia, precisa de cuidados constantes para movimentar secreções e manter as vias aéreas desobstruídas.
Apesar de terem registrado protocolos e informado a concessionária EDP sobre a gravidade da situação, os moradores ainda não receberam suporte adequado ou previsão para o restabelecimento da energia. Segundo relatos, a concessionária havia prometido solucionar o problema ainda no sábado (21), mas mais de 24 horas se passaram sem qualquer avanço.
“Meu pai precisa de oxigênio, e conseguimos um cilindro, mas os aparelhos para inalação e aspiração são elétricos. Foi necessário alugar um gerador para situações de emergência, porque ele não pode ficar sem esses cuidados essenciais. Estamos desesperados!", relatou a filha do idoso, Andréa.
A situação no Vista Verde é crítica para outros moradores também, incluindo idosos e pessoas que dependem de insulina refrigerada. A comunidade cobra uma urgência da EDP.
Nós entramos em contato com a EDP que ainda não respondeu sobre o caso.