O Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central de Piracicaba, recebe neste sábado (23), às 19h, o espetáculo Demografia dos Esquecidos, do grupo Protótipo Tópico. A entrada é gratuita e o espetáculo tem classificação livre. A peça destaca o papel de povos originários, da população negra e exploração de terra na construção das ferrovias brasileiras.
Saiba mais
- Casa do Artesão em Santa Olímpia inaugura decoração de Natal
- Mulheres mais alta e mais baixa do mundo se encontram pela 1ª vez
A performance é uma realização do grupo com apoio da Sociedade Amigos da Cultura, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo). O trabalho é resultado de uma pesquisa coletiva entre os artistas Fábio Valério, Raíssa Scarton, Gael Gramaccio e Marcelo Soler, destacando o papel de povos originários, da população negra e da exploração de terras na construção de Bauru e das ferrovias no interior de São Paulo. Em formato de instalação, o público vai acompanhar os artistas interagindo com os cenários que remetem aos vilarejos, colônias e construções nos arredores da cidade.
Baseado no teatro-documentário, o grupo foi orientado por historiadores e lideranças indígenas para elaboração do roteiro, além de pesquisa histórica em documentos. “A obra parte de um estudo estético e poético de povoados dos arredores à cidade de Bauru, que já foram centros de destaque e que traziam consigo espaços de relevância regional, mas que atualmente existem apenas como locais de abandono, com pouco ou nenhum habitante”, diz o artista Fábio Valério. “Este projeto pretende traçar uma trajetória da memória coletiva, com a intenção de montar nosso espetáculo sob a ótica da dramaturgia da lembrança a partir das histórias desses locais”, completa. Demografia dos Esquecidos estreou em Bauru com seis sessões em agosto de 2024, e agora segue para circulação em diversas cidades do interior paulista.
O espetáculo Demografia dos Esquecidos acontece neste sábado, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, em Piracicaba. O evento começa às 19h e tem entrada gratuita. A entrada é pela Ponte Pênsil.