As fabricantes chinesas conseguiram um feito que mexeu com o mercado automotivo mundial: construir carros elétricos por um preço muito baixo.
Não é segredo para ningúem que a BYD não poupa esforços para conquistar diversos o mercado mundial, e agora, uma grande novidade da chinesa promete aumentar ainda mais sua popularidade por aqui.
Em detalhes, a gigante chinesa confirmou um investimento bilionário no país, de R$ 5 bilhões, incluindo a construção de uma fábrica em Camaçari, na Bahia. Essa planta terá capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, fortalecendo a presença da BYD no mercado nacional e contribuindo para a geração de empregos.
No mundo das montadoras, uma pergunta tem chamado a atenção de especialistas e consumidores: como a BYD consegue fabricar carros elétricos com preços tão competitivos?
O segredo está na produção de componentes.
A resposta está em uma revolução silenciosa que desafia os métodos tradicionais de produção de veículos, incluindo o consagrado modelo japonês de produção enxuta.
Essa transformação não apenas impulsionou as empresas chinesas, como também provocou uma resposta das gigantes japonesas, que agora buscam se reinventar para manter sua relevância no mercado global.
Enquanto as montadoras japonesas se destacavam com seus métodos enxutos, empresas como a BYD mudaram o jogo ao adotar a produção verticalizada. Essa abordagem elimina intermediários e concentra a fabricação de componentes essenciais, como baterias e motores elétricos, dentro da própria empresa.