EM PIRACICABA

Fiscalização do TCE flagra irregularidades em 4 unidades de saúde

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/JP
Unidade de Saúde da Família do Santa Rita Avencas foi fiscalizada pelo TCE
Unidade de Saúde da Família do Santa Rita Avencas foi fiscalizada pelo TCE

Fiscalização do TCE (Tribunal de Contas do Estado) em quatro Unidades de Saúde da Família de Piracicaba encontrou irregularidades em todas elas. A vistoria foi feita em em  todo o Estado. A ação ocorreu de forma surpresa em 237 municípios na quinta-feira (7).

Em Piracicaba, na USF Santa Rita a fiscalização encontrou equipe da unidade incompleta, com a ausência de um agente comunitário de saúde e falta de carrinho de emergência e desfibrilador externo automático. De acordo com TCE, há falta de medicamentos.

Na USF São José, relatório traz que há uma agente de saúde cobre para uma população acima do recomendado. A unidade também não tem acessibilidade para pessoas com deficiência. O imóvel apresenta paredes trincadas. Há falta de vacinas, como BCG e Meningocócica C, além de ausência de DEA e veículo de apoio.

Já na USF Chapadão Sol Nascente, o prédio tem rachadura na sala do médico e infiltração. Também não possui e acessibilidade.

Por último, na USF Tatuapé, os fiscais apontaram equipes incompletas – faltam um médico e dois agentes de saúde. A unidade enfrenta desabastecimento de medicamentos como Glicose 50% e Buscopan e de métodos contraceptivos. Também há vacinas em falta como BCG e Poliomielite e ausência de desfibrilador.

Nenhuma das unidades vistoriadas têm o AVCB (Auto de Vistoria Corpo de Bombeiros) atualizado.

A prefeitura foi questionada sobre os apontamentos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, na USF Santa Rita a equipe está completa e não há falta de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), “a SMS mantém seis servidores desse cargo contratados atuando na Unidade, quantidade máxima preconizada pela Política Nacional de Atenção Básica. Não há falta de medicamentos, e a situação encontrada foi pontual.

A prefeitura também afirma que na USF São José a equipe está completa e já está em trâmite a reavaliação – pela equipe da Atenção Básica. “Cabe destacar que a USF está com o processo de licitação da reforma concluído, aguardando a empresa iniciar a reforma”. A prefeitura também diz que as vacinas são repostas semanalmente.

Na USF Chapadão/Sol Nascente a Secretaria informou que já concluiu relatório das condições do prédio da unidade e encaminhou para a Semozel (Secretaria de Obras e Zeladoria) para a reforma do prédio.
Na USF Tatuapé II, a Secretaria explica que a unidade está com apenas quatro profissionais do referido cargo em razão de recente pedidos de demissão, mas já está em trâmite a realização de concurso público para este cargo.

Comentários

Comentários