A Prefeitura de Campinas anunciou, nesta sexta-feira (8), que manterá fechados os 25 parques e bosques da cidade até, pelo menos, a manhã de sábado (9), quando será feita uma nova avaliação das condições climáticas. A decisão foi tomada após o acúmulo de 108,4 milímetros de chuva nas últimas 72 horas, conforme dados do Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec). Os parques foram inicialmente fechados na quinta-feira (7), a partir das 13h.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A cidade segue em Estado de Atenção devido à previsão de intensas chuvas, tempestades com raios e rajadas de vento. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, destacou que o fechamento preventivo é acionado quando o índice pluviométrico ultrapassa os 80 milímetros em 72 horas. “Os parques públicos, por serem muito arborizados, apresentam maior risco nessas condições, já que árvores, mesmo as saudáveis, podem cair com ventos fortes e solo encharcado”, explicou Paulella.
Incidentes e força-tarefa
A Defesa Civil registrou, até as 9h20 desta sexta-feira, a queda de duas árvores, uma na Rua Engenheiro Cândido Gomide, no Jardim Guanabara, e outra na Avenida Washington Luiz, no Parque Prado. Além disso, um galho caiu na Avenida Lafayete Arruda Camargo, no Parque São Quirino. Nenhum dos incidentes resultou em feridos, e as equipes do Departamento de Parques e Jardins estão atuando na remoção dos materiais.
Para garantir a segurança, a Prefeitura mobilizou uma força-tarefa que inclui a Defesa Civil e secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab, e a Emdec. Outras pastas também estão em alerta para prestar apoio em caso de novas emergências.