ELEIÇÕES 2024

Se eleição fosse hoje, Helinho seria eleito com 52,3% dos votos

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução

Helinho Zanatta virou o jogo e assumiu a preferência do eleitorado neste segundo turno da eleição em Piracicaba. O candidato da coligação “Desenrola Piracicaba” aparece com 52,3% dos votos válidos, mais de quatro pontos à frente de Barjas Negri, do PSDB, que tem 47,7%, ou seja, a diferença entre os candidatos está acima da margem de erro da pesquisa que é de 3,99 pontos percentuais. A pesquisa eleitoral está registrada na Justiça Eleitoral e foi divulgada nesta quarta-feira, dia 17, pela VTV/SBT em parceria com o Instituto Vox Brasil Opinião e Pesquisas. É a primeira pesquisa registrada deste segundo turno.

Leia também:

Na pesquisa estimulada, quando são considerados os votos brancos, nulos e indecisos, Zanatta aparece com 49,5% e Barjas com 45,2%. Brancos, nulos e indecisos somam 5,3%. Para assumir a liderança, Helinho Zanatta cresceu quase 26 pontos em relação ao primeiro turno, saltando de 26,59% para 52,3%.

O crescimento de Helinho se deve, em grande parte, ao apoio do governador Tarcísio de Freitas e, especialmente, à parceria com o deputado Alex Madureira, do PL, que publicamente anunciou seu apoio, “quem votou no 22 agora vota no 55”. Alex teve 23,67% dos votos válidos no primeiro turno. Helinho Zanatta também consolidou vários apoios de vereadores, confirmando que sua aliança com Alex Madureira terá maioria na Câmara, o que facilita a aprovação dos projetos. Além disso, o candidato do PSD também ampliou sua força entre evangélicos e em todo o arco da centro e da direita de Piracicaba.

Helinho Zanatta é deputado estadual por Piracicaba, foi prefeito por dois mandatos das cidades de São Pedro e de Charqueada e foi considerado três vezes o melhor prefeito do Brasil pelo índice da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

O ranking elaborado pela Firjan é uma espécie de radiografia dos municípios brasileiros com bases em dados oficiais declarados pelas prefeituras à STN (Secretaria do Tesouro Nacional). A partir do cálculo do chamado IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal) foram estabelecidos quatro conceitos: gestão de excelência para resultados superiores a 0,8; boa gestão para resultados entre 0,6 e 0,8; gestão em dificuldade para resultados entre 0,4 e 0,6 e gestão crítica para resultados inferiores a 0,4.

"O resultado da pesquisa me deixa muito contente, mostra que a população está vendo quem tem experiência e sabe fazer a gestão certa para desenrolar os problemas da cidade”, disse Zanatta. “A cidade já teve várias gestões e problemas básicos da população continuam, como a falta d’água e a fila da saúde. Estou pronto para dar uma solução em Piracicaba a esses problemas, pois são os mesmos que resolvi em outras cidades da nossa região".

A pesquisa foi realizada com 604 pessoas entre 14 e 15 de outubro e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP- 01674/2024. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,99 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

Comentários