DEVASTADOR

Piracicabana nos EUA fala sobre furacão Milton: áreas evacuadas

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/NOAA
Furacão Milton segue para a Flórida com potencial devastador
Furacão Milton segue para a Flórida com potencial devastador

O furacão Milton atravessou nesta terça-feira (8) a península de Yucatán, no México, e deve atingir a costa da Flórida na noite desta quarta-feira (9). Segundo o Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC), “Milton tem o potencial de ser um dos furacões mais destrutivos já registrados no centro-oeste da Flórida”.

O Jornal de Piracicaba conversou com a profissional de RH (Recursos Humanos) Leise Emerique, nascida em Piracicaba, mas que mora há mais de vinte anos nos Estados Unidos e, há três anos, reside na região central da Flórida. “Na costa Oeste, que é mais pAra Tampa, que é por onde o furacão vai chegar, e fazer “landfall” – quando o furacão tem contato com a terra firme - muitas áreas estão sendo evacuadas. Aqui onde eu moro também tem os preparativos recomendados pelo governo”, disse.

Ela explica que o governo recomenda comprar e estocar água potável o suficiente para 72 horas, ligar o freezer e a geladeira na temperatura máxima um a dois dias antes porque, se ficar sem energia, os alimentos duram mais, fazer um kit com comidas não perecíveis para durar até três dias, fazer uma malinha com documentos importantes e colocar em envelopes a prova d’água, ter comida e remédios suficientes para os pets e também ter comida enlatados, além de “encher a banheira e a máquina de lavar roupa com água, para se precisar dar a descarga e não tiver água nos canos”. Outra medida que deve ser adotada pelos moradores é a colocar sacos de areia nas portas.

“Aqui, onde eu estou, devem vir ventos de até 80 milhas por hora (cerca de 128 km por hora). Então, a combinação do vento, o furacão se movendo devagar e com chuva gera muito alagamento. Isso é o que deixa o pessoal mais preocupado”, explica.

As autoridades do Estado emitiram alertas de evacuação para a população da região, que já foi afetada pelo furacão Helene há pouco mais de uma semana. O governador do estado, Ron DeSantis, afirmou que neste momento “toda a península da Flórida está sob algum tipo de alerta ou advertência”.

O presidente Joe Biden cancelou uma viagem programada à Alemanha e Angola para acompanhar de perto os desdobramentos do fenômeno. “Simplesmente não acho que posso sair do país neste momento”, disse Biden, acrescentando que espera remarcar a viagem.

O furacão Milton foi rebaixado para a categoria 4 na escala Saffir-Simpson à medida que se deslocava pelo Golfo do México, logo após atingir a categoria 5, a mais alta. Ao atravessar a região mexicana de Yucatán, o fenômeno causou chuva pesada, ventos fortes e ondas de tempestade. Não foram registrados maiores danos.

Comentários

Comentários