MUSEUS

Exposição itinerante da USP chega à Esalq, em Piracicaba

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min

A exposição USP 90 Anos: Uma Jornada Imersiva pelos Nossos Museus chegou a Piracicaba após passar por quatro campi da universidade no interior do estado. A exposição foi instalada na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e reúne acervos de quatro museus estatutários da USP. As visitações acontecem até o dia 31 de outubro.

Saiba mais

A mostra foi criada para as comemorações dos 90 anos da USP e, para isso, contou com um trabalho de curadoria de seus quatro museus estatutários: o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu Paulista (MP) e o Museu de Zoologia (MZ). Cada uma dessas instituições participa com conteúdos em diversas formas, que vão desde objetos originais dos acervos até réplicas, criadas por conta do valor inestimável e pela impossibilidade de transporte seguro. Entre essas peças, o público poderá conhecer fósseis, obras de arte, achados arqueológicos e objetos históricos. O destaque é para a solução tecnológica, desenvolvida pelo Centro de Inovação da USP (InovaUSP), que recriou ambientes inteiros em imersão digital, permitindo que os visitantes sejam transportados virtualmente para diferentes lugares, como os próprios museus ou, por exemplo, um sítio arqueológico. A proposta é que a iniciativa passe por todos os campi da USP até o próximo aniversário da USP, em janeiro de 2025.

A cerimônia de abertura da mostra aconteceu no dia 2 de outubro, com a presença do coordenador do projeto, Hussam El Dine Zaher, que também é o pró-reitor adjunto de Cultura e Extensão Universitária, a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, a diretora da Esalq, Thais Vieira; o diretor do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), Ernani Pinto Junior; o presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Esalq, Iran Oliveira; e os diretores do MAC, José Lira; do MP, Paulo Garcez; e do MZ, Marcelo Duarte. O prefeito do Campus Luiz de Queiroz Luciano Mendes também participou do evento.

A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 31 de outubro, de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h, no espaço conhecido como “Jumbão” do Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Esalq, localizado na Alameda dos Alecrins.

Comentários

Comentários