CRIME

Roubos caem em Piracicaba: entenda estatística da segurança

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Podores públicos, forças de seguranças e entidades piracicabana se reuniram
Podores públicos, forças de seguranças e entidades piracicabana se reuniram

Estatísticas sobre crimes em Piracicaba. Esse foi o assunto que permeou mais uma reunião do Conselho Municipal de Segurança (Comuse), realizada na noite de quinta-feira (12), na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). Representantes da coordenação operacional do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I) apresentaram dados que mostram queda de 3,4% na ocorrência de roubo entre os meses de junho, julho e agosto de 2024 (112 ocorrências), comparando com o mesmo período de 2023 (116 ocorrências). Roubo é um crime considerado violento já que a vítima tem algum bem móvel subtraído por meio de violência ou de grave ameaça.

Conforme explicou o coordenador operacional e capitão da Polícia Militar em Piracicaba, Saulo Vieira Runho, nos últimos três meses foram 153.214 ligações recebidas no 190, 272,4kg de drogas apreendidas, 383 pessoas presas, nove armas recuperadas e 52 veículos recuperados. “Há pouco tempo a Força Tática da PM realizou operação no bairro Ondas, que resultou na apreensão de 218 quilos de drogas, dentre elas, diversos tijolos de maconha, cocaína, crack, porções de haxixe, além de matérias para preparo e embalo das drogas, uma prensa, balanças e uma espingarda calibre 12, distintivo falso da polícia e materiais para adulteração de chassi”, destacou.

Além disso, capitão Runho lembrou que a PM participou de treinamento sobre de tentativa de roubo a carro-forte, em simulado conjunto entre o 10º BPM-I, PM Rodoviária e Copom (Central de Operações da Polícia Militar), do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior). “Principal objetivo do treinamento foi o combate aos crimes ultraviolentos nas rodovias paulistas”, disse.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Piracicaba também apresentou dados das ocorrências atendidas entre janeiro a agosto deste ano. De acordo com o comando da Guarda, foram 4.921 boletins de atendimento, 31 veículos foram recuperados, 105 flagrantes, 41 capturas de condenados, 146 prisões efetuadas, além da apreensão de 17.790 porções de entorpecentes (totalizando 30,93 quilos).

Representantes da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) apresentaram o programa Monitora Pira onde a pasta amplia seu sistema de videomonitoramento na cidade, com mais equipamentos e novas tecnologias. O sistema será operado no Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba (CIIP), que será onde atualmente funcionam a Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), da GCM, e a Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), da Semuttran. Na primeira etapa, a cidade vai ganhar 442 novos equipamentos, sendo 372 câmeras de videomonitoramento e mais 70 equipamentos de OCR, que fazem o cerco digital com a leitura de placas.

Na oportunidade o prefeito Luciano Almeida enalteceu a presença de todas as autoridades na reunião e da parceria entre os entes públicos, principalmente, pela rápida solução durante invasão a uma área de proteção ambiental no bairro Santa Clara, no último sábado, 07/09, tendo sua reintegração realizada ainda na segunda-feira, 09/09. Além disso, o chefe do Executivo enalteceu a criação do Comitê Florestal de Piracicaba com vistas, principalmente, ao combate aos incêndios em matas e florestas da cidade. A coordenação do combate aos incêndios é do Corpo de Bombeiros.

Comentários

Comentários