RISCOS

Geólogo vai vistoriar pedreira do Bongue; trecho está interditado

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP
A avenida Jaime Pereira continuará interditada como medida de segurança adotada pela Prefeitura
A avenida Jaime Pereira continuará interditada como medida de segurança adotada pela Prefeitura

A avenida Jaime Pereira continuará interditada como medida de segurança adotada pela Prefeitura devido ao deslizamento, na sexta-feira (26), de uma pedra de grande da pedreira do Bongue. De acordo com a Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), a vistoria do geólogo está marcada para esta quarta-feira (31).

“A expectativa da liberação da via só poderá ser definida após a análise técnica, mas é meta liberar até a semana que vem”, informou a prefeitura.

Por conta da interdição da avenida, motoristas dos bairros adjacentes que fazem o trajeto bairro centro devem usar a rua dos Dourados, rua das Piracanjubas, rua dos Lambaris, rua dos Mandis, rua Angelino Stella (Jupiá), avenida dos Marins e avenida Jaime Pereira. No sentido inverso, devem pegar a avenida dos Marins, rua Angelino Stella, rua dos Mandis, rua dos Dourados (Jupiá) e avenida Jaime Pereira.

Para condutores da região Norte no sentido bairro centro, a opção é seguir pela SP-304 ou avenida Cristóvão Colombo até a avenida 1° de Agosto. No sentido inverso, a opção é pegar a avenida Dr. Paulo de Moraes, avenida Presidente Kennedy, rua Dom João Bosco, avenida Dona Lídia, avenida Rui Barbosa, avenida 1° de Agosto e SP-304.

Histórico

No dia 28 de dezembro de 2023, a Prefeitura iniciou serviço emergencial de limpeza e desobstrução na base da pedreira do Bongue, após o deslocamento de uma pedra de cerca de dois metros de diâmetro, que se desagregou da pedreira.

O bloco não chegou a atingir a avenida Jaime Pereira, mas, a via ficou com uma faixa interditada, no sentido bairro-Centro. Devido à queda, a Prefeitura iniciou serviços de retirada dos cascalhos na base da pedreira, como precaução, abrindo uma vala na base da pedreira do Bongue.

Em março deste ano, após os serviços de limpeza, a Semozel encomendou um novo laudo geológico para identificar se havia riscos de novos deslocamentos. O laudo apontou a construção de uma vala, que já havia sido construída, e tam-bém novo corte de árvore no topo da pedreira.


INTERVENÇÕES - No início de 2023, diversas intervenções foram realizadas na pedreira do Bongue, incluindo tombamento de rochas já condenadas, corte de árvores no topo, melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira e limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desa-gregaram da pedreira.

Em 2022, a Prefeitura executou a ampliação e o reforço das barreiras de contenção da pedreira do Bongue, na avenida Jaime Pereira. O anteparo metálico foi refeito, telas trocadas e mais 250 metros de barreiras adicionadas.

Comentários

Comentários