ESTIAGEM

Emergência: incêndios florestais podem atingir Piracicaba

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP

A região de Piracicaba deve entrar em área de emergência para incêndios florestais nesta semana, segundo o radar da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O estado de emergência para as chamas acontece por conta do tempo seco, da baixa umidade relativa do ar e da alta amplitude térmica que a região enfrenta neste período do inverno. De acordo com a Defesa Civil, Piracicaba já está em área de alerta. O pico do risco para os incêndios deve acontecer a partir do dia 28 de julho, próximo domingo.

Saiba mais

De acordo com a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não há previsão de chuvas para os próximos dias. Na sexta-feira (26), a previsão indica que a mínima deve ser de 14°C, enquanto a máxima prevista será de 30°C, com o céu com muitas nuvens. Já no sábado, a temperatura salta para 18°C a mínima, enquanto a máxima fica em 30°C, com muitas nuvens no céu e poucas chances de chuva. No domingo (28), data do pico do alerta de incêndios, a mínima prevista é de 15°C, enquanto a máxima fica em 31°C

O meteorologista André Penaforte, da Defesa Civil, explica que esta amplitude térmica, onde a diferença entre as temperaturas máxima e mínima é grande, é comum neste período do ano. “É algo típico do período em que estamos passando, isso porque no decorrer do período noturno, por conta de uma menor nebulosidade, a atmosfera tende a se esfriar mais, deixando aquela sensação típica de frio, porém no decorrer do dia, com a presença do sol e da pouca nebulosidade, a temperatura tende a subir gradativamente, criando assim a sensação térmica de calor”.

Com isso, os cuidados com a saúde incluem hidratação constante, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.

Comentários

Comentários