POLÊMICA

Vídeo: bafômetro indica teor de álcool após comer pão de forma

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min

Um vídeo publicado nas redes sociais pelo perfil do Detran de Goiás (@detrangoias) vem causando polêmica ao mostrar que o teste do bafômetro pode dar positivo após o consumo de algumas marcas de pão de forma. No vídeo, uma mulher come duas fatias de uma marca específica do produto e, em seguida, sopra no bafômetro, que registra um nível de 0,12 miligramas por litro de ar. A partir de 0,05 mg/l considera-se que o condutor está alcoolizado. A margem de erro é de até 0,04 mg/litro de ar. Quando um homem consome outra marca do mesmo tipo de pão e faz o teste, o resultado é 0,0 mg/litro de ar.

A ideia do vídeo surgiu após um teste da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) que revelou a presença de álcool em várias marcas de pão de forma. Segundo a Associação, algumas das marcas de pão mais consumidas no Brasil tem teores elevados de álcool. Em três delas, o nível foi alto o suficiente para que o consumidor corra risco de ser reprovado no bafômetro caso consuma somente duas fatias logo antes de soprar o etilômetro.

A Proteste alertou especialmente gestantes e crianças, pois uma das marcas apresentou um teor entre 1,17% e 0,66%. Dos dez pães testados, seis foram considerados alcoólicos por excederem 0,5% de teor alcoólico.

Para aqueles preocupados com a presença de álcool no pão, o Detran-GO esclareceu, em outro vídeo, que, devido à quantidade insignificante, o álcool desaparece do organismo após três minutos. A médica nutróloga Thais Aquino explicou que o álcool é uma substância comum em alimentos e medicamentos, podendo ser adicionado ou resultado da fermentação natural.

A multa por dirigir sob influência de álcool é de R$ 2.934,70 e pode resultar em crime de trânsito e suspensão da carteira de motorista, dependendo do nível de alcoolemia.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários