'LACROU'

AEB usa mulher negra para homenagear russa que foi à lua

Internautas criticaram a postagem, argumentando que induzia a uma interpretação errada da história.

18/06/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Reprodução/AEB/X

A AEB explicou que o objetivo principal não era retratar a russa e que isso havia sido feito anteriormente.
A AEB explicou que o objetivo principal não era retratar a russa e que isso havia sido feito anteriormente.

No domingo (16), a AEB (Agência Espacial Brasileira) divulgou a imagem de uma mulher negra na publicação de comemoração dos 61 anos em que a primeira astronauta, Valentina Tereshkova, branca, era enviada ao espaço. Internautas criticaram a postagem, argumentando que induzia a uma interpretação errada da história.

Leia tambémVÍDEO: Cosmonauta publica vídeo do Brasil visto do espaço; REVEJA

"Há 61 anos, Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher a viajar para o espaço. Sua coragem e pioneirismo abriram caminho para futuras gerações de mulheres na ciência e na exploração espacial", dizia a legenda.

A agência apagou a publicação e, no dia seguinte, divulgou nota em que afirmou que "a intenção da imagem escolhida foi simbolizar o futuro, já que o programa Artemis pretende levar a primeira pessoa negra à Lua", mencionando a missão da Nasa que poderá levar seres humanos novamente ao satélite da Terra.

A AEB acrescentou que o objetivo principal não era retratar a russa e que isso havia sido feito anteriormente.

Crítica

O geofísico e divulgador de ciência Sergio Sacani, fundador do canal Space Today, foi um dos que criticaram a publicação. "O Brasil odeia a ciência, em especial a ciência espacial, e eu posso provar. Hoje, dia 16 de junho de 2024 é um dia especial para a exploração espacial, a astronauta Valentina Tereshkova há 61 anos se tornava a primeira mulher a ir ao espaço. Aí o governo brasileiro resolveu fazer uma homenagem e aprontou isso aí!!! Retratou a Valentina como sendo negra!!!! Alô @espacial_aeb o que está acontecendo? Alô @govbr podem explicar por que fizeram isso?"

As críticas não consideraram o fato de que a segunda parte da legenda da AEB dizia "Sua coragem e pioneirismo abriram caminho para futuras gerações de mulheres na ciência e na exploração espacial. E hoje, continuamos essa jornada com o Programa Artemis da Nasa, que promete levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra para a Lua".

Pretos no espaço

Os Estados Unidos enviaram ao espaço um astronauta negro, Guion S. Bluford Jr., em 1983. A primeira afro-americana a ir ao espaço foi Mae Jemison, em 1992. Pouco antes, em 1980, a União Soviética enviou, pela primeira vez, Arnaldo Tamayo Méndez, com ancestralidade africana.

No ano passado, a Nasa revelou os nomes dos astronautas que devem se tornar os primeiros seres humanos a viajar até as imediações da Lua no século 21 na missão Artemis 2, prevista para 2025 -- uma mulher branca,Christina Koch, e um homem negro, Victor Glover, fazem parte do grupo.

Valentina Tereshkova

A cosmonauta soviética nasceu em 1937, na antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e foi a primeira mulher a viajar para o espaço, em 16 de junho de 1963, aos 26 anos.

Embora não tivesse treinamento de piloto, Tereshkova era uma pára-quedista amadora talentosa e, com base nisso, foi aceita no programa de cosmonautas junto com outras quatro mulheres quando se ofereceu como voluntária em 1962.

Valentina Tereshkova. RIA Novosti/Alamy; Encyclopædia Britannica.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Tiago
    18/06/2024
    E esperavam coerência desse governo? Ingenuos!