HISTÓRIA

Livro 'Modernidade Caipira', do IHGP, é lançado em Piracicaba

Obra retrata influências de Piracicaba na Semana de Arte Moderna de 1922 e relembra figuras locais relevantes para a era modernista brasileira

Por Da Redação | 05/06/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Piracicaba

Fotógrafo Desconhecido

Oswald de Andrade na casa de Pasqual e Adelaide Guerrini, em Piracicaba
Oswald de Andrade na casa de Pasqual e Adelaide Guerrini, em Piracicaba

O IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) lança nesta quarta-feira (5) o livro Modernidade Caipira e o Modernismo de 1992 em Piracicaba, obra do professor Fábio San Juan e do jornalista Romualdo da Cruz FIlho. O lançamento e noite de autógrafos está marcado para acontecer às 19h30 no Senac Piracicaba. O evento é aberto ao público, com distribuição gratuita de 120 exemplares.

Saiba mais

A ideia do livro foi concebida após o resgate de um roteiro turístico dos participantes da Semana de Arte Moderna de 1922 e visitas dos autores a espaços históricos de Piracicaba, como o Colégio Piracicabano, a Escola Estadual Sud Menucci, Museu Prudente de Moraes, entre outros. O livro resgata a relação de artistas que participaram da Semana de Arte Moderna com Piracicaba, como, por exemplo, o escritor Oswald de Andrade, que teve duas esposas piracicabanas, e Mario de Andrade, cuja mãe era piracicabana. A obra relembra, também, intelectuais piracicabanos da era modernista, como Leo Vaz, Mario Neme, Sud Mennucci, Honorato Faustino, Fabiano Lozano, Marcelino Ritter, Breno Ferraz do Amaral, Cincinato Braga, Thales Castanho de Andrade e outros.

O lançamento do livro Modernidade Caipira e o Modernismo de 1922 em Piracicaba acontece nesta quarta-feira (5), no Senac Piracicaba, na rua Santa Cruz, 1148. O evento começa às 19h e é gratuito com a distribuição gratuita de 120 exemplares distribuídos por senha entregue por ordem de chegada.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.