Dois paineis que mostram o status dos pacientes no centro cirúrgico foram instalados no HRP (Hospital Regional de Piracicaba). O sistema foi instalado para que os familiares de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) que estejam em operação na unidade, possam acompanhar as etapas do processo cirúrgico, e foi inaugurado em maio. Os paineis mostram quatro fases do processo: “Aguardando Cirurgia”, “Em Cirurgia”, “Em Sala Anestésica”, e “Saída do Centro Cirúrgico”.
Saiba mais
- Av. Laranjal Paulista terá semáforos: são 45 mil veículos por dia
- Depois de semana gelada, temperatura volta a subir em Piracicaba
No total, serão instalados cinco paineis de status. Segundo informações do HRP, que é mantido pela Unicamp, o objetivo desses paineis é garantir a segurança e conforto aos pacientes e aos familiares, que passam a ter acesso à informação direto da fonte. De Elias Fausto, o pastor Antônio Carlos Araújo dos Santos, de 33 anos, foi um dos primeiros a testar o projeto. Acompanhando um familiar que passou por um procedimento no hospital, ele diz que ficou mais tranquilo por saber em qual fase a cirurgia estava. “Esse novo painel proporciona mais tranquilidade para quem está acompanhando o paciente. Antes, a gente ficava aqui sentado, numa aflição só, sem saber o que estava ocorrendo. Com esse painel tudo muda. A gente fica sereno e fazendo orações em paz,” afirmou o pastor.
O hospital de Piracicaba é pioneiro neste tipo de tecnologia. Segundo a Unicamp, mantenedora da unidade, o HRP é o primeiro, inclusive, entre o Hospital das Clínicas e o Hospital Regional de Sumaré, hospitais estaduais que também são mantidos pela instituição.
“Seguimos no firme propósito de oferecermos uma melhor experiência aos nossos clientes, tendo como grandes aliados os projetos de inovação e transformação digital. Esse é mais um exemplo da nossa preocupação em alinharmos recursos tecnológicos com a entrega de soluções que agregam valor,” disse o gerente de TI do HRP, Paulo Segala.
“Como supervisora da Jornada do Paciente e das Recepções, enxergo como grande aquisição esse projeto, em vista que ao mesmo tempo que é informativo, também diminui a ansiedade de quem aguarda por notícias”, afirmou Ana Paula Possebon Carda, supervisora de jornada do paciente do hospital.