Com o objetivo de organizar o fluxo de veículos e reduzir o índice de acidentes, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) liberou a de implantação de semaforização na avenida Laranjal Paulista, no bairro Campestre, em Piracicaba.
O trecho é muito movimentado e frequentemente palco de colisões no trânsito. O semáfoto ficará no acesso à rodovia Cornélio Pires (SP-127). Quem sai do Campestre para ir ao Centro de Piracicaba ou para Saltinho e Rio das Pedras, precisa atravessar a rodovia. Por passar por trecho rodoviário, a instalação semafórica precisou de autorização da Artesp.
A viabilidade veio após reiterados pedidos do prefeito Luciano Almeida à Agência e nesta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) iniciou o preparo do terreno e instalação dos dispositivos.
Tal medida faz parte de uma série de solicitações que o chefe do Executivo de Piracicaba reforçou durante agenda com o superintendente da Artesp, Rodrigo Kenji Hirata, no dia 19 de abril para discutir e alinhar projetos de melhoria viária para o bairro Campestre. Acompanhado, na ocasião, pela secretária da Semuttran, Jane Franco Oliveira, o prefeito reforçou a urgência da semaforização, além de solicitar as aprovações de mais dois projetos para o bairro: a conexão da estrada Olívio Franhani ao dispositivo de acesso à rodovia Cornélio Pires (SP127) e a conexão direta da rua Henrique Bego à mesma rodovia, que seguem em análise pela Artesp.
Na época, o prefeito destacou que o objetivo do encontro foi demandar as melhorias para melhorar o acesso ao bairro, que sofre com o trânsito intenso, principalmente nos horários de pico. “Sabemos do problema que os moradores do Campestre enfrentam, porque a avenida Laranjal Paulista é a única via de acesso ao bairro. Então, por conta disso, fomos direto na Artesp para solicitar as autorizações dos três projetos, para, finalmente, melhorar a fluidez do trânsito e oferecer mais duas alternativas para saída do Campestre”, explicou Luciano Almeida.
O anúncio do aceite da Artesp foi feito na noite da última quarta-feira, dia 29, durante evento que deu transparência à liberação de empreendimentos imobiliários em Piracicaba. Para Almeida, a ação é mais que necessária para garantir mais fluidez e segurança no trânsito da região do Campestre. “Tivemos um crescimento desordenado e sem planejamento de toda a região do Campestre e estamos buscando com a Artesp que essas melhorias saiam do papel e que possamos, de fato, dar fluidez e qualidade de vida aos que lá vivem. Tivemos hoje essa boa notícia e vamos continuar cobrando para que todos os nossos pedidos saiam do papel”, frisou o prefeito.
A rotatória de acesso e saída à Av. Laranjal Paulista conta com cerca de 45 mil veículos todos os dias. Serão utilizados grupos focais a LED em todo o conjunto, além de câmeras que farão a projeção de laços virtuais, sistema de detecção por método não intrusivo no pavimento.
Os dispositivos devem estar em funcionamento até o início da próxima semana, impactando positivamente o fluxo na região.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.
Comentários
1 Comentários
-
Rubens 01/06/2024Moro no regiao há 15 anos, sim aumentou o fluxo de automoveis somente na parte da manhã qdo as pessoas vão ao trabalho. Acidentes? Por favor envie estatisticas. Por favor qdo será a proxima eleição? A cidade esta com a maioria com semafaros totalmente sem sicronização de uma rua para outra. Onde estão os engenheiros de tráficos? Qto á Av Laranjal Paulista onde esta aquele projeto com saída prevista para a rotatória do bairro Ceasa?